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13/06/2025
Conheça o fator determinante de compra em supermercados online para 65% dos consumidores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/06/2025

Foto: Adobe Stock
A entrega rápida é o fator mais valorizado por consumidores que fazem compras de supermercado por canais digitais, segundo o estudo da Neogrid “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”. Entre os entrevistados, 65% apontaram a agilidade na entrega como principal motivo para optar pelo comércio eletrônico.
Outros atrativos citados incluem personalização da experiência (14%), recursos imersivos (8%) e uso de inteligência artificial (6%).
O levantamento mostra que o uso de aplicativos e sites de terceiros para compras de supermercado ainda varia. Entre os entrevistados, 35% utilizam esses canais de forma ocasional, 27% semanalmente e 8%, todos os dias. Já 9% afirmaram nunca ter feito esse tipo de compra online.
Na avaliação das motivações para a adoção de novas tecnologias no varejo, 35% citaram a facilidade na compra, enquanto 33% mencionaram a economia de tempo. Outros fatores incluem a busca por jornadas diferenciadas (18%) e acesso a informações detalhadas sobre os produtos (13%).
De acordo com o estudo, o setor varejista enfrenta o desafio de adaptar a implementação das inovações às expectativas dos consumidores. “O consumidor espera agilidade, autonomia e um alto grau de customização, o que exige uso estratégico de dados e tecnologias”, aponta o relatório.
O levantamento também abordou a percepção sobre o varejo físico. Para 66% dos participantes, as lojas estão se adaptando bem às novas tecnologias. Os caixas de autoatendimento já foram usados e aprovados por 61% dos entrevistados, enquanto 23% demonstram interesse em testar. Outros 11% afirmam ter tido uma experiência negativa, e 5% não pretendem utilizar esse serviço.
Recursos mais recentes, como escaneamento por celular, realidade aumentada e inteligência artificial, ainda têm espaço para expansão. Embora 47% nunca tenham usado essas tecnologias, manifestam interesse em experimentá-las. Outros 39% relatam experiências positivas, 6% não têm interesse e 8% desconhecem ou não responderam.
Quando questionados sobre a disposição de pagar mais por uma experiência de compra inovadora, 37% disseram estar neutros, 24% se mostraram dispostos e 18% muito dispostos. Em relação aos atrativos das lojas físicas, a variedade de produtos e marcas lidera com 50%, seguida por entrega rápida (31%), pagamento móvel (6%) e elementos como personalização, imersão e IA (3% cada).
Para o futuro, 49% esperam mais tecnologia e inovação nas lojas físicas. Outros 21% querem ofertas mais personalizadas, 18% desejam processos mais simples para trocas e devoluções, e 10% esperam novas formas de pagamento.
A pesquisa foi realizada online com mais de 2.000 pessoas de todas as regiões do país, com 16 anos ou mais, pertencentes a diferentes classes sociais e responsáveis, total ou parcialmente, pelas compras do lar.
Fonte: Ecommerce Brasil
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