Top Fornecedores ajuda varejistas a formarem relacionamentos produtivos e duradouros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/05/2024
Foto: Adobe Stock
Entender quem são os fornecedores mais prestigiados pelos próprios varejistas e como a força de suas marcas vem evoluindo na visão deles. É isso o que você poderá encontrar na edição Top Fornecedores, que finaliza a nossa Solução Sortimento, composta também pelo Especial Categorias e Especial Marcas. Aqui, você acessa as principais indústrias e empresas de serviços.
A relação das indústrias encontrada nas páginas seguintes a esta reportagem também auxilia você a identificar os potenciais fornecedores com quem desenvolver novas e melhores parcerias. Isso é importante para construir relacionamentos duradouros, que visam atender, em primeiro lugar, as necessidades dos consumidores.
A importância da colaboração
Em qualquer relacionamento, a troca de experiências e a confiança são essenciais, e isso não é diferente no varejo. É por meio da estratégia conjunta que os objetivos se equivalem, potencializando os resultados para ambos. Segundo João Paulo Rodrigues, gerente de marketing do Grupo Bahamas (MG), o trabalho em conjunto permite desenvolver produtos exclusivos, cocriar marcas próprias e atender necessidades específicas dos clientes. Isso diferencia a empresa da concorrência e ajuda a fidelizar o shopper. “Por meio da informação, da colaboração e da negociação, o sortimento pode ser afinado em sintonia com as demandas dos consumidores, gerando lucratividade e construindo um futuro promissor para o negócio”, explica Rodrigues.
A evolução do relacionamento é outro ponto que se destaca. Douglas Campestrini, diretor comercial da Rede Top (SC), comenta como esse aspecto vem mudando com o tempo. “Saímos da relação de custo e PDV e hoje pensamos juntos em como atingir o shopper, o que só traz benefícios à cadeia”, afirma. Já no Grupo Vanguarda (PI), o foco é priorizar marcas reconhecidas pelo cliente e abrir espaço para fornecedores regionais.
“Selecionamos cuidadosamente os parceiros que serão destacados em nossas prateleiras. Dessa forma, seguimos com segurança nossas estratégias e investimos no relacionamento com essas empresas”, explica Reginaldo Júnior, diretor comercial e de marketing do Grupo. Segundo ele, muitas indústrias têm entrado em categorias fora do foco habitual do negócio. “Isso pode ser um desafio se o fornecedor condicionar a adesão de novos produtos a melhores negociações”, comenta. Daí a necessidade de se trabalhar com inteligência de mercado e equilíbrio para não comprometer o resultado.
“Detalhes como posicionamento de mix de margem em pirâmide e exposição na gôndola são essenciais para o negócio”
REGINALDO JÚNIOR - Diretor comercial do Grupo Vanguarda (PI)
Acompanhamento do fornecedor
Ter referências sobre o fornecedor e suas marcas é um parâmetro importante para se estabelecer futuras parcerias e aprimorar as já existentes. Por isso, a SA+ Ecossistema de Varejo reuniu uma série de informações sobre indústrias e empresas de serviços, com base em nossa Pesquisa Preferência de Marcas (confira a metodologia nesta reportagem).
Principais informações disponibilizadas para o varejo nesta edição
* O estudo considera como estreia fornecedores que não estiveram entre os cinco principais nos últimos 4 anos
Metodologia da pesquisa
O ranking dos principais fornecedores é segmentado por seção e por categoria, como você poderá conferir nas próximas páginas. A base para essa relação é a Pesquisa de Preferência de Marcas, realizada pela SA+ Ecossistema de Varejo. Participaram do levantamento 3.533 varejistas de todo o País, que citaram três marcas que consideram as mais vendidas, em ordem de importância, nas categorias pesquisadas. As apontadas em 1º lugar ganharam peso 3; as que ficaram no 2º posto receberam peso 2; e as marcas indicadas na 3ª posição, peso 1. O passo seguinte foi ponderar os pesos das indicações para calcular o índice de lembrança ou índice de preferência. Para conhecer os Top Fornecedores, foi somado o share de todas as marcas de cada empresa, ranqueando as cinco com maior percentual de preferência. Fique atento, pois neste ano tivemos vários empates técnicos na mesma colocação.
Como a Solução Sortimento da SA+ pode ajudar o varejista
“A partir dos dados disponibilizados pela SA+, conseguimos argumentos para, se viável, aderirmos ao portfólio dos fornecedores com melhores condições. Afinal, é importante para a indústria que o produto chegue até os consumidores e não fi que exposto na gôndola, apenas marcando espaço”
REGINALDO JÚNIOR - Diretor comercial e de marketing do Grupo Vanguarda (PI)
“Cada uma das edições da Solução Sortimento traz inputs que ajudam na tomada de decisão e insights importantes para nosso negócio, aliando conhecimento a experiências baseadas no comportamento do consumidor”
MURILO COUTO - Diretor executivo da Rede Brasil
“Com a Solução Sortimento, você terá um maestro experiente ao seu lado, ajudando a conduzir o seu mix ao sucesso e impulsionando o crescimento”
JOÃO PAULO RODRIGUES - Gerente de marketing do Grupo Bahamas (MG)
“O especial Solução Sortimento nos abre a mente para enxergar a categoria de fora. Com experiências reais e números, ele nos auxilia na tomada de decisões” DOUGLAS CAMPESTRINI - Diretor comercial da Rede Top (SC)
Confira aqui o guia completo do Top Fornecedores na última edição da revista SA+.