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23/06/2025
Saiba como uma empresa criou uma frente educacional para enfrentar a escassez de talentos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/06/2025

Foto: Adobe Stock
A escassez de talentos é um desafio de todos os setores e o motivo pelo qual a J&F, holding à qual pertencem empresas como a JBS, criou uma unidade de negócio de educação.
A iniciativa foi divulgada durante o 14º Fórum Nacional de Integração do Varejo e Indústria, evento realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo que busca discutir temas estratégicos e fortalecer conexões entre diversos setores.
A vertical educacional da JBS atende todas as companhias do grupo, formando e retendo as melhores pessoas por meio de escolas próprias e outras iniciativas.
Há 4 frentes de atuação:
- Apoio às escolas públicas: inclui programas voltados à comunidade
- Educação profissional: aqui estão inseridas as escolas Germinare Business, Germinare Tech e Germinare Vet, bem como o programa Jovem Aprendiz
- Formação continuada: nesse bloco estão programas de desenvolvimento por função, como supervisores de produção e vendas e gerentes de loja
- Ensino superior: inclui uma faculdade. Há ainda planos para universidade, mestrado e MBA.
“O que o mercado de trabalho precisa é muito distante do que a educação tradicional oferece”, explicou Thaís Lima, diretora de relações institucionais da J&F no evento. Por isso, a ideia é formar lideranças, ensinando a pensar com o mindset de um presidente.
Na escola Germinare Business, por exemplo, os alunos saem aptos a entregar resultados práticos. No ensino fundamental a médio, eles aprendem educação financeira e jurídica e, em geografia, entra a parte de logística – para citar alguns exemplos.
“O nosso sonho é que as pessoas, ao entrarem nas empresas do Grupo, não saibam se estão trabalhando ou ensinando. É isso o que diz o Joesley [Batista, presidente do Instituto J&F], e é isso que buscamos praticar”, afirma Paulo Gualtieri, diretor do Instituto J&F.
Por onde o varejista pode começar
01. Jovem aprendiz: segundo Thaís Lima, é possível dar um melhor direcionamento a esse programa, montando uma grade de conteúdo que faça sentido às necessidades da empresa.
02. Formação por função: nos projetos com esse objetivo, identifique quais as posições em que há maior dificuldade de se obter profissionais e o que é estratégico para ensinar àqueles que estão sendo treinados.
“Em 2022, aconteceu algo importante na minha trajetória na Seara: fui reconhecida no ranking de incentivos da empresa, ficando em primeiro lugar. Tive a oportunidade de ir para a Patagônia, o que significou uma conquista profissional e pessoal, pois foi a minha primeira viagem internacional. No ano passado, passei a exercer um cargo gerencial, atendendo o autosserviço do interior de São Paulo”, conta Brenda Mello, gerente de vendas da Seara.
Das aulas para a Seara
Brenda Mello, gerente de vendas da Seara, atende atualmente clientes como o Covabra e o Cavicchioli (Supermercados São Vicente), ambos do interior paulista. Sua história, contudo, começa aos 11 anos, quando ingressou na Germinare Business.
Desde então ela vem sendo preparada na prática para saber lidar com gestão de pessoas, contabilidade, logística e todas as competências necessárias para tocar um
negócio.
Enquanto aluna do ensino médio, realizou tarefas da área comercial da Flora, vendendo produtos como os da marca Minuano. Depois foi gerente de loja da Swift e se formou aos 17 anos. Dois anos depois, ingressou na Seara, onde foi supervisora de vendas por quatro anos.
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