Trabalhe melhor as categorias rentáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/12/2018
Café em cápsula: segundo consultores, a margem de lucro da categoria supera 30%. As vendas também estão em alta
A margem bruta do varejo alimentar sofreu uma queda de 6 pontos percentuais nos últimos dois anos, conforme dados da pesquisa Maiores Varejistas , de SA Varejo. Essa queda acentua a necessidade de incentivar as vendas de categorias e segmentos que ofereçam maior rentabilidade. Segundo especialistas de mercado, algumas categorias que ajudam a impulsionar a lucratividade são os alimentos com apelo à saúde, cafés gourmet e em cápsula, cervejas especiais, itens de perfumaria, produtos de limpeza especialistas – aqueles destinados a locais específicos da casa –, além de algumas categorias de bazar, como pilhas.
“É preciso sair da lógica do volume e trabalhar com categorias rentáveis de forma mais criativa, incentivando o consumo pelos benefícios e pela facilidade que elas trazem”, explica Simone Terra , proprietária da consultoria que leva seu nome. Segundo ela, quando se consegue despertar o desejo no consumidor – seja pela praticidade seja pela promessa de algum tipo de benefício – a concorrência pelo preço fica em segundo plano.
Amplie vendas de itens mais rentáveis
- Crie uma moldura na gôndola usando, por exemplo, iluminação para atrair a atenção do shopper para o produto, diz Simone Terra
- Realize degustação ou demonstração. São táticas consagradas, mas costumam dar certo, diz Pedro Almeida, diretor da Franchise Solutions
- Selecionar um item que tem uma margem muito alta e reduzir um pouco o preço, sem prejudicar a lucratividade, pode atrair novos públicos se a estratégia for combinada com ações que acelerem o giro
- Lojas que trabalham com programas de CRM podem identificar potenciais consumidores desses produtos e oferecer um desconto personalizado. Isso também incentiva a experimentação
Segundo Simone Terra, uma maneira de ampliar as vendas de alguns produtos é montar vitrines desde o estacionamento até a loja, chamando a atenção para a presença da categoria e seus benefícios
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Exemplo 1: categoria pilhas
Evolução no mercado
A categoria cresceu 51% em volume nos últimos cinco anos, segundo dados Nielsen . Uma das principais marcas do mercado, a Panasonic cresceu 140% no mesmo período. “Fomos a fabricante de pilhas que mais conquistou market share nesses cinco anos”, afirma Luciano Lima, gerente de pilhas da empresa
45% a 50% margem de lucro da categoria
3,8% Participação no faturamento de um supermercado
Fonte: Panasonic/Abras
Como trabalhar
Em função de o papel da categoria ser de conveniência, é importante focar três fatores para impulsionar a compra:
-
Exposição: segundo Lima, o ideal é manter a categoria em áreas de grande circulação, seja no bazar, onde fica o ponto natural, seja em locais extras, como o checkstand
- Comunicação: deve-se orientar o consumidor sobre qual pilha é melhor para cada equipamento
- Sortimento: a recomendação da Panasonic é oferecer no mix tanto a versão alcalina quanto a comum, para o shopper ter opções. “Trabalhando esses três pilares, o supermercadista garantirá uma boa rentabilidade e performance na categoria”, diz Lima.
Exemplo 2: categoria café em cápsula
Evolução no mercado
A expectativa é de que o café em cápsula cresça à taxa de 17% ao ano até 2020, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café)
Acima de 30% Margem de lucro desse produto
1,2% Participação do segmento no consumo de cafés
Fonte: Abic
Como trabalhar
Os consultores recomendam ficar atento a esses pontos abaixo:
- Categorias em desenvolvimento, como a de cápsulas de café, precisam ter visibilidade nas lojas. Checkout e ilhas são importantes para isso
- Adotar comunicação na gôndola, explicando os benefícios do produto, também ajuda a incentivar a compra
- Ampliar o consumo passa pela popularização das máquinas de monodose. Uma boa estratégia é, nos hiper e supermercados, expor a maquininha ao lado das cápsulas, diz a consultora Simone Terra
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