Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Mtrix: marca renovada, índice de mercado com 1 milhão de PDVs e rede profissional vão transformar o varejo

03/07/2025

NEWSLETTER

Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Experiência de Compra ShopperGC Gerenciamento por Categorias

Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/07/2025

GC em supermercados

Adobe Stock


Acaba de ser anunciada a chegada da Intent IA ao Brasil. Globalmente, a empresa se dedica a transformar o gerenciamento por categorias (GC) de uma função operacional para um motor de crescimento dinâmico de varejistas e indústrias, impulsionado por inteligência artificial (IA). A ideia é alinhar decisões no ponto de venda à estratégia das empresas.


À frente da Intent IA, está Brian Harris, referência mundial e cocriador do modelo de GC. Ele escolheu a especialista em varejo e consumo Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, como Advisor da empresa no Brasil para liderar essa reinvenção do gerenciamento por categorias no País.


Harris introduziu o GC em 1998 por aqui, em parceria com o ECR Brasil. “Fátima Merlin e sua organização, a Connect Shopper, transformaram esse meu sonho em realidade no Brasil. Sua liderança na área de Gerenciamento por Categoria tem sido um dos principais motivos do sucesso dessa prática no País”, afirma.


Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper


O especialista em gerenciamento por categorias avalia que o momento é de mudança. Para ele, o atual processo, formado por 8 passos, precisa ser aprimorado. O objetivo é torná-lo mais ágil e eficiente a partir da integração de direcionadores estratégicos, previsão de oportunidades futuras e ampla gama de informações sobre consumidores e shoppers.


“Desenvolvemos e implementamos com sucesso o processo de Gerenciamento por Categoria de Nova Geração, que responde a esses desafios, impulsionado por uma plataforma de ferramentas de análise e decisão baseadas em Inteligência Artificial”, explica Harris.


Fátima contribuirá para o projeto com sua vasta experiência no varejo brasileiro. Formada em economia e com MBA em Marketing e Comportamento do Consumidor, ela conta com mais de 30 anos de carreira, atuando como mentora, palestrante e autora de livros, como “Shoppercracia” e “Varejo Conectado”. Também foi diretora na Kantar WorldPanel e sua empresa, a Connect Shopper, é uma consultoria boutique referência em experiência do shopper.


COMPARTILHAR
TAGS:Experiência de Compra, Shopper,GC, Gerenciamento por Categorias
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockE-commerce

Supermercado online aposta em perecíveis e vai dobrar sua capacidade logística

Trade Marketing em SupermercadoInsights

Do achismo à estratégia: o trade marketing precisa enxergar o shopper

BibiRelacionamento com Clientes

Varejista cresce 80% com estratégia focada em ambientes interativos e experiência do consumidor

Adobe Stock - Loja de proximidadeTendências

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados