ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/07/2025
Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/07/2025

Adobe Stock
Acaba de ser anunciada a chegada da Intent IA ao Brasil. Globalmente, a empresa se dedica a transformar o gerenciamento por categorias (GC) de uma função operacional para um motor de crescimento dinâmico de varejistas e indústrias, impulsionado por inteligência artificial (IA). A ideia é alinhar decisões no ponto de venda à estratégia das empresas.
À frente da Intent IA, está Brian Harris, referência mundial e cocriador do modelo de GC. Ele escolheu a especialista em varejo e consumo Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, como Advisor da empresa no Brasil para liderar essa reinvenção do gerenciamento por categorias no País.
Harris introduziu o GC em 1998 por aqui, em parceria com o ECR Brasil. “Fátima Merlin e sua organização, a Connect Shopper, transformaram esse meu sonho em realidade no Brasil. Sua liderança na área de Gerenciamento por Categoria tem sido um dos principais motivos do sucesso dessa prática no País”, afirma.
Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper
O especialista em gerenciamento por categorias avalia que o momento é de mudança. Para ele, o atual processo, formado por 8 passos, precisa ser aprimorado. O objetivo é torná-lo mais ágil e eficiente a partir da integração de direcionadores estratégicos, previsão de oportunidades futuras e ampla gama de informações sobre consumidores e shoppers.
“Desenvolvemos e implementamos com sucesso o processo de Gerenciamento por Categoria de Nova Geração, que responde a esses desafios, impulsionado por uma plataforma de ferramentas de análise e decisão baseadas em Inteligência Artificial”, explica Harris.
Fátima contribuirá para o projeto com sua vasta experiência no varejo brasileiro. Formada em economia e com MBA em Marketing e Comportamento do Consumidor, ela conta com mais de 30 anos de carreira, atuando como mentora, palestrante e autora de livros, como “Shoppercracia” e “Varejo Conectado”. Também foi diretora na Kantar WorldPanel e sua empresa, a Connect Shopper, é uma consultoria boutique referência em experiência do shopper.
Notícias relacionadas

Supermercado online aposta em perecíveis e vai dobrar sua capacidade logística

Do achismo à estratégia: o trade marketing precisa enxergar o shopper

Varejista cresce 80% com estratégia focada em ambientes interativos e experiência do consumidor
