ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/12/2025
Próximo ano será marcado por consumo mais seletivo e foco no bem-estar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/12/2025

Foto: Adobe Stock
O relatório anual de tendências do Pinterest para 2026 indica que o consumo nos próximos 12 meses deve ser orientado por escolhas associadas a conforto, autenticidade e busca por experiências que demandem menos energia emocional.
Segundo os dados, consumidores demonstram cansaço em relação à velocidade de renovação das tendências, que hoje mudam mais de quatro vezes mais rápido do que há sete anos. Como resultado, cresce a preferência por decisões mais seletivas e alinhadas à identidade individual. Por isso, 42% dos entrevistados afirmam adotar apenas comportamentos que consideram compatíveis com seus próprios valores e estilos de vida.
O relatório aponta ainda que 55% dos participantes priorizam o bem-estar como fator central em suas escolhas, recorrendo a elementos associados a refúgios domésticos e referências do passado como forma de reconexão pessoal. A maioria dos entrevistados também afirma ter dificuldade em projetar o futuro para além de um horizonte de dois anos, indicando maior foco no presente.
A nostalgia aparece como um dos principais vetores do comportamento de consumo, mas em uma lógica de adaptação ao contexto atual. Mais da metade dos entrevistados relatou que voltou a assistir a filmes ou programas clássicos, enquanto cerca de 49% disseram cozinhar ou consumir alimentos associados à memória afetiva.
Na leitura prática dessas movimentações, o Pinterest projeta a retomada de itens como doces em formatos lúdicos, papéis de carta, selos decorativos e acessórios como broches, sem distinção de gênero.
O relatório também aponta para ambientes domésticos com maior presença de cores, padrões gráficos e objetos não convencionais, além de maior experimentação estética em maquiagem, cabelos e fragrâncias personalizadas.
No recorte brasileiro, o Pinterest identificou a presença recorrente de elementos associados a “ursinhos de goma” em doces, acessórios e produtos alimentares funcionais ao longo de 2025, movimento interpretado como uma resposta simbólica ao contexto social e econômico recente.
O levantamento é elaborado a partir da análise do comportamento dos usuários da plataforma e tem sido divulgado desde 2019. Para a edição mais recente, o Pinterest analisou interações e buscas realizadas por cerca de 600 milhões de usuários e, pela primeira vez, utilizou ferramentas de inteligência artificial generativa no processamento dos dados.
Além disso, também incluiu uma pesquisa qualitativa e quantitativa com 4.000 pessoas em seis países, entre eles o Brasil.
Fonte: Valor Econômico
Notícias relacionadas
ConsumoVarejo deve crescer quase 4% em 2026 e será guiado por eficiência, confiança e integração operacional
EvoluçãoConfira os Top 10 fatores que marcaram o varejo alimentar em 2025
ConsumoVarejo alimentar registra alta de 2,8% em novembro
Consumo







