18/06/2025
Entenda como tendências de consumo global impactam o varejo brasileiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/06/2025

Foto: Adobe Stock
Hora ou outra, muitas tendências internacionais desembarcam no Brasil. Com ampla experiência em diversos países, Gonzalo Balcazar, vice-presidente sênior de Household Care da Reckitt, destacou movimentações do varejo global que já estão surtindo efeitos ou devem em breve impactar o mercado brasileiro.
A primeira é a busca por saudabilidade – seja por suplementos e vitaminas ou produtos voltados para restrição alimentar, o novo hábito veio para ficar.
O segundo e terceiro fatores envolvem questões sociais: a população está vivendo mais e marcas e categorias começam a mirar o público acima dos 50 anos. Além disso, as famílias estão menores, com mais pets em casa e menos filhos, porém o consumo não diminuiu. Outra tendência é a valorização do lar como refúgio.
“Com a sensação de que o mundo está ficando mais perigoso, as pessoas se voltam mais para suas casas. Assim, aromatizadores de ambiente e itens de organização para embelezar as áreas internas estão conquistando o consumidor”, conta Gonzalo Balcazar, vice-presidente sênior de Household Care da Reckitt.
A experiência do executivo na China trouxe um aprendizado importante: a ascensão do social commerce. “Já não é mais um nicho. Cerca de 20% de toda a receita e 50% do crescimento do e-commerce no país vêm dessa modalidade”, destaca.
Na tela, Gonzalo Balcazar, vice-presidente sênior de Household Care da Reckitt; no palco, Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo. Foto: Alexandre Battibugli e Renato Pizzutto.
O executivo também apresentou o seguinte caso de sucesso: em uma publicação no TikTok com link para o próprio shopping da rede social, a Reckitt vendeu US$ 10 milhões em cerca de um mês.
Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper
