Executivos discutem sobre as transformações do mercado e o crescimento sustentável do varejoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

08/07/2025

NEWSLETTER

Executivos discutem sobre as transformações do mercado e o crescimento sustentável do varejoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoMAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025Rock Encantech PlurixAcats

Executivos discutem sobre as transformações do mercado e o crescimento sustentável do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/07/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


Do ponto de vista econômico, o varejo atual é impactado pela desvalorização do real, redução do poder de compra e ascensão das Bets. Demograficamente, o envelhecimento populacional e domicílios menores também surtem efeito.


O tema foi discutido durante o 14º Fórum Nacional de Integração do Varejo e Indústria, evento realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo.


Tendências de saudabilidade, menos filhos e mais pets e abandono de categorias mais rapidamente têm sua participação em parte das mudanças. Além disso, a concorrência phygital – com marketplaces, plataformas de delivery e e-commerces – impõe novos desafios para o setor.


O crescimento sustentável do varejo esteve no centro do debate, que aconteceu ao final do segundo dia do Fórum Nacional.

Foto: Alexandre Battibugli e Renato Pizzuto.


Há quatro perguntas que precisam de respostas no varejo:


1. É o fim dos descontos massivos?

2. As áreas de influência geográfica estão sendo analisadas?

3. As mudanças nas categorias de consumo estão tendo a devida importância?

4. O alcance da audiência dos clientes é conhecida?



Fernando Gibotti

CEO de CRM da Rock Encantech


Segundo o especialista em ciência do consumo, as plataformas de marketplace são competidoras silenciosas. Ele também destacou a importância de olhar as áreas de influência das lojas.


“No Trader Joe’s, dos EUA, metade do mix é comum e os outros 50% são adaptados conforme a região. Além disso, é preciso observar quem está comprando, com que frequência e como”, explicou. Gibotti também provocou os varejistas a refletir sobre o futuro das promoções: “Será que os descontos massivos vão permanecer em uma era em que conseguimos falar individualmente com os clientes?”, finalizou.



Jorge Faiçal

CEO da Plurix


Jorge Faiçal abordou os desafios da gestão de sortimento e precificação nas redes em expansão. Segundo ele, empresas regionais conseguem gerenciar essas áreas manualmente até certo ponto, mas, conforme o número de lojas cresce, o uso de ferramentas especializadas torna-se essencial.

“Estimamos que 5% do faturamento se perde devido à precificação inadequada”, afirmou Jorge Faiçal, CEO da Plurix

Faiçal explicou a estratégia de ofertas segmentadas adotada nas bandeiras do grupo: “Temos o P1 — ofertas para 100% dos clientes —, o P2 — focado nos membros do clube de fidelidade —, e o P3 — comunicações personalizadas por SMS ou e-mail, destinadas a CPFs específicos”.




Alexandre Simioni

Sócio do Passarela e presidente da Acats


O empresário compartilhou muito de seu aprendizado na China. Para ele, o varejo precisa repensar a maneira como apresenta o produto para o consumidor.


“É necessário ter coragem, juntamente à indústria, para aplicar mudanças. Isso é importante para a nossa sobrevivência e para continuar prestando um serviço de qualidade", disse Simioni, que também reforçou a importância de fortalecer a relação com a indústria.

“Precisamos simplificar o JBP. O Brasil é composto majoritariamente por pequenos e médios varejistas. A relação tem que ser mais próxima.”, Alexandre Simioni, sócio do Passarela e presidente da Acats
COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,MAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025,Rock Encantech, Plurix,Acats
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no BrasilHeineken

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveisCafé Cápsula

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopperVigor

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper

Conheça o estilo de cerveja que vem conquistando consumidoresCerveja

Conheça o estilo de cerveja que vem conquistando consumidores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados