ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/07/2025
Executivos discutem sobre as transformações do mercado e o crescimento sustentável do varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/07/2025

Foto: Adobe Stock
Do ponto de vista econômico, o varejo atual é impactado pela desvalorização do real, redução do poder de compra e ascensão das Bets. Demograficamente, o envelhecimento populacional e domicílios menores também surtem efeito.
O tema foi discutido durante o 14º Fórum Nacional de Integração do Varejo e Indústria, evento realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo.
Tendências de saudabilidade, menos filhos e mais pets e abandono de categorias mais rapidamente têm sua participação em parte das mudanças. Além disso, a concorrência phygital – com marketplaces, plataformas de delivery e e-commerces – impõe novos desafios para o setor.
O crescimento sustentável do varejo esteve no centro do debate, que aconteceu ao final do segundo dia do Fórum Nacional.
Foto: Alexandre Battibugli e Renato Pizzuto.
Há quatro perguntas que precisam de respostas no varejo:
1. É o fim dos descontos massivos?
2. As áreas de influência geográfica estão sendo analisadas?
3. As mudanças nas categorias de consumo estão tendo a devida importância?
4. O alcance da audiência dos clientes é conhecida?
Fernando Gibotti
CEO de CRM da Rock Encantech
Segundo o especialista em ciência do consumo, as plataformas de marketplace são competidoras silenciosas. Ele também destacou a importância de olhar as áreas de influência das lojas.
“No Trader Joe’s, dos EUA, metade do mix é comum e os outros 50% são adaptados conforme a região. Além disso, é preciso observar quem está comprando, com que frequência e como”, explicou. Gibotti também provocou os varejistas a refletir sobre o futuro das promoções: “Será que os descontos massivos vão permanecer em uma era em que conseguimos falar individualmente com os clientes?”, finalizou.
Jorge Faiçal
CEO da Plurix
Jorge Faiçal abordou os desafios da gestão de sortimento e precificação nas redes em expansão. Segundo ele, empresas regionais conseguem gerenciar essas áreas manualmente até certo ponto, mas, conforme o número de lojas cresce, o uso de ferramentas especializadas torna-se essencial.
“Estimamos que 5% do faturamento se perde devido à precificação inadequada”, afirmou Jorge Faiçal, CEO da Plurix
Faiçal explicou a estratégia de ofertas segmentadas adotada nas bandeiras do grupo: “Temos o P1 — ofertas para 100% dos clientes —, o P2 — focado nos membros do clube de fidelidade —, e o P3 — comunicações personalizadas por SMS ou e-mail, destinadas a CPFs específicos”.
Alexandre Simioni
Sócio do Passarela e presidente da Acats
O empresário compartilhou muito de seu aprendizado na China. Para ele, o varejo precisa repensar a maneira como apresenta o produto para o consumidor.
“É necessário ter coragem, juntamente à indústria, para aplicar mudanças. Isso é importante para a nossa sobrevivência e para continuar prestando um serviço de qualidade", disse Simioni, que também reforçou a importância de fortalecer a relação com a indústria.
“Precisamos simplificar o JBP. O Brasil é composto majoritariamente por pequenos e médios varejistas. A relação tem que ser mais próxima.”, Alexandre Simioni, sócio do Passarela e presidente da Acats
Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper
