Empresas familiares: conheça os maiores desafios de sucedidos e sucessoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giga Atacado volta a expandir com nova loja na zona Sul de São Paulo

20/06/2025

NEWSLETTER

Empresas familiares: conheça os maiores desafios de sucedidos e sucessoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GovernançaEmpresas FamiliaresMAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025

Empresas familiares: conheça os maiores desafios de sucedidos e sucessores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/06/2025

Sucessores e sucedidos

Fotos: Adobe Stock, Alexandre Battibugli e Renato Pizzuto


A perpetuidade das empresas familiares foi discutido pelo especialista Marcelo Silva durante o último Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria, realizado pela SA+ em abril. Com passagens pelo Bompreço e Pernambucanas, ele foi CEO do Magazine Luiza, onde preparou a transição para o atual presidente, Frederico Trajano.


A apresentação dele foi seguida de um debate, do qual participaram Rodrigo Pecchiae, especialista em goverança, e José Barral, conselheiro de empresas.



Em sua palestra, Marcelo Silva ressaltou as vantagens das empresas familiares, como mais econômicas e capazes de realizar investimentos condizentes com seu lucro, além de, em geral, optar pelo crescimento orgânico. O especialista também fez um alerta:

“Não misture as finanças da empresa com as da família, pois depois não se consegue separá-las. Isso é consequência. A causa do problema são as pessoas, mas termina no caixa. Depois que se pede empréstimos, chega uma hora que o banco não refinancia”, disse Silva. 

O assunto foi alvo de perguntas pelos varejistas presentes no Fórum. O principal  questionamento foi como preparar tanto sucessores quanto sucedidos.


Veja as respostas:




Rodrigo Pecchiae 

Especialista em governança corporativa

É importante cuidar do sucedido e incentivá-lo a encontrar uma nova carreira, algo novo a fazer, que seja mais desafiador do que aquilo que já construiu. Outro aspecto é que existe uma crença equivocada de que para construir algo melhor é preciso destruir o que foi construído. Também é importante que, na busca por um sucessor profissional, não se olhe apenas o currículo das pessoas, mas se elas têm afinidade com os valores da empresa, como explicou o especialista em governança corporativa.


José Barral

Conselheiro e sócio na Cendon&Barra

O sucedido tem que decidir o que ele deve fazer. Entretanto, em geral, há uma imposição para que ele seja uma coisa ou outra, como presidente do conselho. Esse é um ponto que normalmente não se discute, mas que precisa ser abordado. Quando uma empresa tem muitos sucessores e sucedidos, precisa preparar a empresa, ter um conselho de família, entre outras medidas.


Marcelo Silva

Ex-Bompreço e Magazine Luiza e autor de livros sobre empresas familiares 

O problema da sucessão está nos dois lados. Os sucessores querem e se preparam para assumir, enquanto os sucedidos não conseguem largar o bastão. Afinal, eles construíram a empresa. Mas também existe um pouco de vaidade. O importante é, para o sucessor, expor todos os problemas, mesmo que desagrade a alguém. O sucedido precisa desapegar e dar espaço para quem está assumindo, pois ele mesmo, quando começou a empresa, cometeu equívocos, que foram ajustados depois.
COMPARTILHAR
TAGS:Governança,Empresas Familiares,MAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no BrasilHeineken

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveisCafé Cápsula

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopperVigor

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper

Conheça o estilo de cerveja que vem conquistando consumidoresCerveja

Conheça o estilo de cerveja que vem conquistando consumidores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados