SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Empreendedorismo MF Press Global planejamento

Sete passos para montar um plano de negócios perfeito para sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/01/2022

Foto: istock

“Empreender também significa elaborar um bom plano de negócios para um futuro de sucesso e livre de problemas”, afirma Jennifer de Paula, que é BBA e diretora da MF Press Global . Para ajudar os empresários, a especialista preparou uma lista de sete passos essenciais para um empreendedorismo eficaz em 2022. 

[noticiasRelacionadas]

De acordo com a profissional, um plano de negócios nada mais é do que um arquivo onde todos os objetivos da empresa estão organizados em tópicos. “Essa forma de montagem facilita a realização de metas e reduz os riscos de algo não sair como o planejado. Assim, conseguimos analisar a ideia, visualizando se o serviço ou produto que você pretende investir tem potencial no mercado. Já que com o plano você também consegue verificar seus concorrentes e potenciais clientes”, explica.

Para ela, o plano também possibilita a obtenção de orientações para expandir as empresas e um melhor entendimento por parte dos sócios, colaboradores e captação de recursos no geral. Seguem os sete passos que podem fazer uma grande diferença no seu negócio.

1- Defina seu negócio e pontue seu diferencial 

Comece identificando seu nicho, persona, onde vai atuar, com quais produtos ou serviços vai trabalhar e o principal: como e por quê você se diferencia de seus concorrentes.

2 - Pesquise o mercado

Analisar os concorrentes é importante, mas não o principal ponto. É importante também verificar o mercado atual e o  que se está consumindo mais no momento e como você pode se incluir na disputa.

3 - Organize o marketing

Ter uma boa comunicação com o público e trazer consistência para a marca, além de servir como prova social, fará toda diferença. Lembre-se dos 4P's: produto, preço, praça e promoção do marketing e os defina com atenção. 

4- Mão de obra

O foco aqui é a organização de como as coisas devem acontecer. É importante definir a localização e estrutura física, a capacidade de produção, a equipe de atendimento e as metas a cumprir. 

5- Controle financeiro

Os custos de investimento, as despesas estimadas, o capital de giro, o fluxo de caixa e o lucro devem ser cuidados com atenção. Caso seja um ponto de dúvida para você, pense em ter na equipe um profissional da área.

6- Pesquisa de cenário e pesquisa estratégica

A prevenção também é parte do dia a dia de um bom empreendedor. Com levantamentos é possível prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa e pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para melhorar o cenário.

7 - Revisão do plano de negócio

A prática de avaliação do plano de negócio precisa ser feita tanto antes de dar o start inicial, como também de forma periódica para que sejam seguidas as atualizações que acontecerem em sua empresa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                    LinkedIn                                                                                                                   ,                                                                                                                   Instagram                                                                                                                   e                                                                                                                   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Empreendedorismo, MF Press Global, planejamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Planejamento colaborativo é destaque no Papo de Varejo da SA+Papo de Varejo SA+

Planejamento colaborativo é destaque no Papo de Varejo da SA+

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operaçãoPapo de Varejo online

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operação

Loja Conceito Natural OnePlanejamento

Entenda como destinar os investimentos para trade com apoio da tecnologia

Com crescimento global de 22%, estratégia impulsiona vendas e lucros de varejistasRetail Media

Com crescimento global de 22%, estratégia impulsiona vendas e lucros de varejistas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados