ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/11/2025
Black Friday antecipa algumas das vendas do Natal para novembro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/11/2025

Foto: Adobe Stock
A consolidação do BlackNovember vem alterando o calendário comercial brasileiro e antecipando o período tradicional de compras de Natal. Dados da Serasa Experian indicam que o varejo físico registrou crescimento de 18,7% nas vendas durante a semana da Black Friday de 2024, em relação ao ano anterior, e avanço de 23,9% no fim de semana promocional.
Além disso, um estudo nacional da Rcell mostrou que 75% dos varejistas iniciam o planejamento com até dois meses de antecedência e que 73% direcionaram investimentos para logística e meios de pagamento.
Entre as empresas que intensificaram a estratégia de antecipação está a Kopenhagen. A marca iniciou sua comunicação de Natal ainda em novembro. O CMO Pedro Velardo afirmou que a dinâmica promocional mudou. “Nosso calendário anual não reserva mais o Natal apenas para dezembro, ele começa no instante em que o consumidor está em modo de busca, que se inicia em novembro.”
A temporada promocional da empresa começou na segunda quinzena de novembro, com 30% de desconto na segunda unidade de menor valor. Na semana do dia 24, produtos das linhas Língua de Gato e Exagero passaram a ter descontos de 50% na segunda unidade.
A antecipação das ofertas vem sendo utilizada pelo varejo para distribuir fluxo, otimizar estoques e captar consumidores que iniciam as compras de fim de ano ainda em novembro.
O movimento inclui itens promocionais e presentes relacionados aos encontros de encerramento de ciclo. O período natalino, tradicionalmente concentrado em dezembro, passou a se estender por dois meses, influenciado pela integração com a BlackNovember e pelo comportamento de compra mais planejado.
Notícias relacionadas
ESG9 em cada 10 brasileiros pretendem aumentar o consumo de frangos
ConsumoMercado de cafés registra alta de 26% nas promoções e avanço das cápsulas às vésperas da Black Friday
InovaçãoCom 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo
Consumo







