01/04/2025
Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhores
POR Melissa Lulio
EM 25/02/2025

AdobeStock
O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, deixou de uma data voltada apenas para os direitos dos consumidores e passou a representar uma oportunidade de vendas, especialmente na última década. Não por acaso, no Brasil, a data inspirou a criação da Semana do Consumidor. Como resultado, criou-se um novo pico de faturamento no primeiro semestre para o varejo que, antes, só alcançava grandes resultados em Maio, no Dia das Mães.
Promoções e descontos são fundamentais para conquistar o cliente no período, afinal, a tendência é que esse seja o aspecto observado pelo cliente durante a semana de comemoração. Mas, para conquistar a preferência do consumidor de forma perene, é preciso agir de forma estratégica: Como mostra o estudo Semana do Consumidor, realizado pela Pmweb, é fundamental que haja transparência nos preços e percentuais de desconto. Ao mesmo tempo, é preciso garantir a qualidade dos produtos oferecidos - para 23% dos consumidores, esse é o principal fator de decisão de compra, segundo o estudo CX Trends, realizado pelo OpinionBox em parceria com a Octadesk.
A busca por qualidade e transparência é parte de uma transformação pela qual o consumidor passou nos últimos anos – enquanto se tornava mais familiarizado com o consumo em meio digital, inclusive. Embora esse cenário já não seja novo, ainda representa um desafio das empresas.
Nesse sentido, a Pmweb orienta as empresas a desenvolverem estratégias voltadas não apenas para a Semana do Consumidor, mas para os períodos anterior e posterior a ela.
Estratégias para a Semana do Consumidor
Antes da data
- Conheça o cliente e enriqueça o banco de dados
- Faça um “esquenta” das promoções para aumentar o engajamento
- Incentive o download do aplicativo, a recuperação de carrinho abandonado e de itens favoritados
- Coloque em ação o programa de fidelidade
- Destaque as categorias em promoção
Durante a Semana do Consumidor
- Apresente ofertas que incluam cupons
- Instigue a curiosidade dos clientes
- Desperte o senso de urgência
- Incentive o cross-selling, a recompra e a recuperação de carrinho abandonado
Estratégias pós-evento
- Agradeça e reforce a sensação de proximidade
- Disponibilize um cupom VIP com desconto para a próxima compra
- Peça para o cliente avaliar a compra
Notícias relacionadas

11 indicadores sobre o cliente para você acompanhar

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024

Grupo Disco aumenta em 20% as vendas de hipermercado com renovação de lojas

Carrefour testa rotisserie nas unidades do Atacadão e Sam’s Club do RJ
Melissa Lulio
Conteúdo