Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhoresSA+ Ecossistema de Varejo


Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhores

POR Melissa Lulio

EM 25/02/2025

Mulher realiza vendas em e-commerce

AdobeStock


O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, deixou de uma data voltada apenas para os direitos dos consumidores e passou a representar uma oportunidade de vendas, especialmente na última década. Não por acaso, no Brasil, a data inspirou a criação da Semana do Consumidor. Como resultado, criou-se um novo pico de faturamento no primeiro semestre para o varejo que, antes, só alcançava grandes resultados em Maio, no Dia das Mães.


Promoções e descontos são fundamentais para conquistar o cliente no período, afinal, a tendência é que esse seja o aspecto observado pelo cliente durante a semana de comemoração. Mas, para conquistar a preferência do consumidor de forma perene, é preciso agir de forma estratégica: Como mostra o estudo Semana do Consumidor, realizado pela Pmweb, é fundamental que haja transparência nos preços e percentuais de desconto. Ao mesmo tempo, é preciso garantir a qualidade dos produtos oferecidos - para 23% dos consumidores, esse é o principal fator de decisão de compra, segundo o estudo CX Trends, realizado pelo OpinionBox em parceria com a Octadesk.


A busca por qualidade e transparência é parte de uma transformação pela qual o consumidor passou nos últimos anos – enquanto se tornava mais familiarizado com o consumo em meio digital, inclusive. Embora esse cenário já não seja novo, ainda representa um desafio das empresas.


Nesse sentido, a Pmweb orienta as empresas a desenvolverem estratégias voltadas não apenas para a Semana do Consumidor, mas para os períodos anterior e posterior a ela.


Estratégias para a Semana do Consumidor


Antes da data


  • Conheça o cliente e enriqueça o banco de dados
  • Faça um “esquenta” das promoções para aumentar o engajamento
  • Incentive o download do aplicativo, a recuperação de carrinho abandonado e de itens favoritados
  • Coloque em ação o programa de fidelidade
  • Destaque as categorias em promoção


Durante a Semana do Consumidor


  • Apresente ofertas que incluam cupons
  • Instigue a curiosidade dos clientes
  • Desperte o senso de urgência
  • Incentive o cross-selling, a recompra e a recuperação de carrinho abandonado


Estratégias pós-evento


  • Agradeça e reforce a sensação de proximidade
  • Disponibilize um cupom VIP com desconto para a próxima compra
  • Peça para o cliente avaliar a compra
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