Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assaí pretende usar energia renovável em 100% de suas lojas até o fim do ano

01/04/2025

NEWSLETTER

Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Estratégia PlanejamentoSemana do ConsumidorPmweb Descontos Promoção

Semana do Consumidor: Visão estratégica ajuda ter resultados ainda melhores

POR Melissa Lulio

EM 25/02/2025

Mulher realiza vendas em e-commerce

AdobeStock


O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, deixou de uma data voltada apenas para os direitos dos consumidores e passou a representar uma oportunidade de vendas, especialmente na última década. Não por acaso, no Brasil, a data inspirou a criação da Semana do Consumidor. Como resultado, criou-se um novo pico de faturamento no primeiro semestre para o varejo que, antes, só alcançava grandes resultados em Maio, no Dia das Mães.


Promoções e descontos são fundamentais para conquistar o cliente no período, afinal, a tendência é que esse seja o aspecto observado pelo cliente durante a semana de comemoração. Mas, para conquistar a preferência do consumidor de forma perene, é preciso agir de forma estratégica: Como mostra o estudo Semana do Consumidor, realizado pela Pmweb, é fundamental que haja transparência nos preços e percentuais de desconto. Ao mesmo tempo, é preciso garantir a qualidade dos produtos oferecidos - para 23% dos consumidores, esse é o principal fator de decisão de compra, segundo o estudo CX Trends, realizado pelo OpinionBox em parceria com a Octadesk.


A busca por qualidade e transparência é parte de uma transformação pela qual o consumidor passou nos últimos anos – enquanto se tornava mais familiarizado com o consumo em meio digital, inclusive. Embora esse cenário já não seja novo, ainda representa um desafio das empresas.


Nesse sentido, a Pmweb orienta as empresas a desenvolverem estratégias voltadas não apenas para a Semana do Consumidor, mas para os períodos anterior e posterior a ela.


Estratégias para a Semana do Consumidor


Antes da data


  • Conheça o cliente e enriqueça o banco de dados
  • Faça um “esquenta” das promoções para aumentar o engajamento
  • Incentive o download do aplicativo, a recuperação de carrinho abandonado e de itens favoritados
  • Coloque em ação o programa de fidelidade
  • Destaque as categorias em promoção


Durante a Semana do Consumidor


  • Apresente ofertas que incluam cupons
  • Instigue a curiosidade dos clientes
  • Desperte o senso de urgência
  • Incentive o cross-selling, a recompra e a recuperação de carrinho abandonado


Estratégias pós-evento


  • Agradeça e reforce a sensação de proximidade
  • Disponibilize um cupom VIP com desconto para a próxima compra
  • Peça para o cliente avaliar a compra
COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia, Planejamento,Semana do Consumidor,Pmweb, Descontos, Promoção, Ação Promocional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

11 indicadores sobre o cliente da sua loja para acompanharKPIs

11 indicadores sobre o cliente para você acompanhar

CoopEstratégia

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024

Hipermercado Géant - Grupo Disco UruguayGestão e negócios

Grupo Disco aumenta em 20% as vendas de hipermercado com renovação de lojas

Sam's Club - Feira de SantanaEstratégia

Carrefour testa rotisserie nas unidades do Atacadão e Sam’s Club do RJ

Melissa Lulio

Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados