SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Romeo Busarello Transformação Transformação Digital

Na transformação digital, o digital entrou de gaiato

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/07/2020

Essa é uma ideia importante que precisa ficar na cabeça do varejista: a transformação é da maneira de pensar o negócio e não de ferramentas. O uso de soluções tecnológicas é apenas uma parte da mudança, que vai viabilizar ganhos de produtividade e eficiência a partir do uso de dados. A principal evolução é o mindset, como ressaltou Romeo Busarello, professor de MBA no Insper, na FIA e na ESPM e VP de transformação digital da Tecnisa .

[noticiasRelacionadas]

A companhia, no primeiro trimestre do ano, manteve vendas acima da meta em locais como o Distrito Federal e, apesar da crise, lançou a segunda fase do empreendimento Jardim Botânico, na capital paulista. De janeiro a março deste ano, a incorporadora e construtora faturou R$ 79 milhões, enquanto no ano de 2019 as vendas atingiram R$ 360 milhões. Veja a seguir as reflexões apresentadas pelo especialista durante o 7º Webinar da SA Varejo .


Romeo Busarello?
VP de transformação digital da Tecnisa e professor de MBA

INTELIGÊNCIA DO GRUPO

“A transformação não passa pelo digital, mas por questões mais simples, como o layout organizacional, que não pode mais ser vertical. Ele precisa ser horizontal, pois a inteligência do grupo é mais inteligente do que o mais inteligente do grupo. Passa também por questões de liderança, já que há atitudes que não são mais admissíveis. Uma coisa é certa: transformação tem começo, mas não tem meio e não tem fim. Não se faz transformação com e- -mails e discursos motivadores. Mudança se faz com mudança.”

“Intimidade será fundamental.
Vejo que tem uma
movimentação no varejo
para incrementar o CRM.
Isso é importante, pois
é a base de tudo. Sem
estruturar as informações
não se consegue ter
uma atitude precisa.
Acabou a era da gambiarra”

PRECISÃO DE DADOS

“Uma das coisas que mais me encantaram a última vez que estive na China é que eles estão tão avançados em dados, que primeiro eles entregam e depois vendem. A precisão das informações é tão grande que, por exemplo, se você, todas as quartas-feiras às 21h45, pede uma pizza enquanto assiste aos jogos do Palmeiras, eles mandam entregar na sua casa nesse horário e dia sem que você tenha feito o pedido. Se a pessoa não estiver em casa, tudo bem, a perda está contemplada no custo. Mas, pelo menos, sabe-se que o consumidor não ligou para o concorrente. Quando olho o Brasil, reconheço que vai demorar. Na China, estão formando 3,5 milhões de pessoas por ano em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Aqui formamos 65 mil pessoas. Não tem gente qualificada para tocar projetos com esse nível de sofisticação.”

“A curva
de esquecimento
hoje é mais
importante
para os
profissionais
do que a de
aprendizado”

INTUIÇÃO X INTIMIDADE

“A intuição vai permanecer, mas com intensidade menor do que no passado. Já a intimidade virá de ter minimamente uma jornada de dados, o que permitirá tomar decisões mais precisas. Por exemplo: identificamos que o segundo maior fluxo de pessoas que visitavam nosso site vinha dos EUA e constatamos que há uma grande comunidade de brasileiros que moram lá e que estavam interessados em adquirir imóveis no Brasil em função do dólar na casa de R$ 5, o que barateia o custo em moeda brasileira. Fomos na Globosat e compramos um pacote de R$ 50 mil em inserções de comerciais e jogamos para as pessoas que moram naquele país. Tivemos um resultado espetacular. Mas a sacada não veio de um ‘achismo’. Veio da análise de dados. Esperamos converter a compra nos próximos 45 dias, já que nossa venda demora em torno de 70 a 90 dias entre o primeiro contato até a efetivação da compra.”

EMPRESA UNIVERSITÁRIA

“Para trabalhar dentro de uma filosofia de transformação e com base em dados, é preciso ser uma empresa universitária, capacitando as pessoas a ter senso analítico. Essa filosofia exige pessoas talentosas nesse sentido. Hoje, quem tem esse perfil quer trabalhar em companhias em que possam aprender, criar valor e que tenham senso claro de propósito. Essas pessoas querem uma autonomia maior e não aceitam mais empresas geridas à base do PCC (Planejamento, Comando e Controle). E aí só tem uma saída: estive no iFood e lá comentaram que o grande negócio antes da pandemia seria a criação de uma universidade. Eles têm 400 mil bares e restaurantes que precisam ser capacitados para não perder vendas. Esse é o caminho para as empresas: formar seu pessoal em competências mais analíticas.”

“Conteúdo
é a nova
publicidade.
Precisamos
rastrear esse
conteúdo e
transformar
em dados”

Confira as outras 3 matérias de nosso especial sobre Transformação dos Negócios:

 

Para reinventar sua empresa, o feito é melhor do que o perfeito

É hora de filosofar menos e fazer mais

É preciso ter vontade e estar disposto a aprender coisas novas

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                LinkedIn               ,               Instagram               e               Facebook               !

COMPARTILHAR
TAGS:Romeo Busarello, Transformação, Transformação Digital
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

E-commerce no Brasil Projeção de R$ 224 bilhões em 2025E-commerce Brasileiro

E-commerce no Brasil: projeção de R$ 224 bilhões em 2025

Digital SignageDigital Signage

Aliar tecnologia à experiência do cliente garante aumento na lucratividade e maior produtividade ao trade

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados