12/11/2025
GPA reforça segurança digital em parceria com a Vivo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/10/2025

Foto: Divulgação
O GPA firmou parceria com a Vivo para implantar uma solução de proteção contra ransomware em seus servidores corporativos. O sistema identifica atividades anômalas, bloqueia tentativas de criptografia maliciosa e impede a propagação de ataques, reduzindo os riscos de indisponibilidade e perda de dados. Em caso de incidente, a tecnologia é capaz de recuperar os arquivos afetados por meio da retenção da chave de criptografia utilizada pelo malware.
A iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital do GPA e tem como objetivo ampliar a segurança dos sistemas e garantir maior eficiência operacional. A solução será aplicada à infraestrutura de tecnologia da informação, segurança da informação, operações de loja e áreas administrativas.
De acordo com Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA, o investimento reforça a prioridade da companhia em proteger seus dados e operações. “Reforçar a cibersegurança é parte essencial da nossa estratégia de Digital. Investimos continuamente em soluções que aumentem a resiliência dos nossos sistemas, assegurando a continuidade das operações e a proteção dos dados com os mais altos padrões de segurança”, afirma.
Crescimento dos ataques de ransomware preocupa o setor
O avanço de ataques cibernéticos tem levado empresas de diferentes segmentos a reforçar suas defesas. Um estudo da empresa global de cibersegurança Halcyon aponta que, em 2023, os ataques de ransomware atingiram novos recordes, com mais de US$ 1 bilhão extorquido e um aumento de 55,5% no volume de incidentes em relação ao ano anterior, totalizando mais de 4.300 casos documentados apenas no mercado norte-americano.
Nesse contexto, a parceria entre o GPA e a Vivo busca garantir maior estabilidade e continuidade operacional, com conectividade e suporte à jornada de modernização digital da varejista.
Colaboração de longa data entre as empresas
A relação entre o GPA e a Vivo já ultrapassa 15 anos e inclui projetos em telecomunicações e soluções integradas em tecnologia da informação. Segundo Marcelo Tanner, diretor de vendas corporate da Vivo Empresas, a nova etapa da parceria reforça a importância de abordagens integradas de segurança digital. “Nossa solução mostra como a proteção de servidores corporativos, quando integrada a uma estratégia de cibersegurança mais ampla, pode impedir e reduzir significativamente o risco a ataques avançados”, afirma.
Notícias relacionadas
IndústriaQualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp
ExpansãoPão de Açúcar inaugura sua 66ª loja na cidade de São Paulo
IniciativaCarrefour avança em expansão comercial e reforça segurança urbana com parcerias públicas
Solução







