13/10/2025
GPA reforça segurança digital em parceria com a Vivo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/10/2025

Foto: Divulgação
O GPA firmou parceria com a Vivo para implantar uma solução de proteção contra ransomware em seus servidores corporativos. O sistema identifica atividades anômalas, bloqueia tentativas de criptografia maliciosa e impede a propagação de ataques, reduzindo os riscos de indisponibilidade e perda de dados. Em caso de incidente, a tecnologia é capaz de recuperar os arquivos afetados por meio da retenção da chave de criptografia utilizada pelo malware.
A iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital do GPA e tem como objetivo ampliar a segurança dos sistemas e garantir maior eficiência operacional. A solução será aplicada à infraestrutura de tecnologia da informação, segurança da informação, operações de loja e áreas administrativas.
De acordo com Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA, o investimento reforça a prioridade da companhia em proteger seus dados e operações. “Reforçar a cibersegurança é parte essencial da nossa estratégia de Digital. Investimos continuamente em soluções que aumentem a resiliência dos nossos sistemas, assegurando a continuidade das operações e a proteção dos dados com os mais altos padrões de segurança”, afirma.
Crescimento dos ataques de ransomware preocupa o setor
O avanço de ataques cibernéticos tem levado empresas de diferentes segmentos a reforçar suas defesas. Um estudo da empresa global de cibersegurança Halcyon aponta que, em 2023, os ataques de ransomware atingiram novos recordes, com mais de US$ 1 bilhão extorquido e um aumento de 55,5% no volume de incidentes em relação ao ano anterior, totalizando mais de 4.300 casos documentados apenas no mercado norte-americano.
Nesse contexto, a parceria entre o GPA e a Vivo busca garantir maior estabilidade e continuidade operacional, com conectividade e suporte à jornada de modernização digital da varejista.
Colaboração de longa data entre as empresas
A relação entre o GPA e a Vivo já ultrapassa 15 anos e inclui projetos em telecomunicações e soluções integradas em tecnologia da informação. Segundo Marcelo Tanner, diretor de vendas corporate da Vivo Empresas, a nova etapa da parceria reforça a importância de abordagens integradas de segurança digital. “Nossa solução mostra como a proteção de servidores corporativos, quando integrada a uma estratégia de cibersegurança mais ampla, pode impedir e reduzir significativamente o risco a ataques avançados”, afirma.
Notícias relacionadas

Painéis de LED ganham espaço no varejo como ferramenta de comunicação e fonte de receita

Marcas próprias ganham protagonismo e redefinem a relação entre varejo, indústria e consumidor

Indicação de Ricardo Roldão movimenta disputa pelo conselho do GPA
