Para além do operacional, trade deve ser estratégico, conectar dados e gerar resultados concretosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para além do operacional, trade deve ser estratégico, conectar dados e gerar resultados concretos

01/10/2025

NEWSLETTER

Para além do operacional, trade deve ser estratégico, conectar dados e gerar resultados concretosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Estratégia Trade Marketing Transformação

Para além do operacional, trade deve ser estratégico, conectar dados e gerar resultados concretos

POR Eduardo Jaime

EM 01/10/2025

The Fresh Market

Foto: Divulgação 

 

O trade ainda sofre com a percepção de ser apenas operacional. Mas você sabe de onde vem essa visão estreita? 

 

 1. Origem operacional


Durante muito tempo, o Trade foi associado apenas à execução, cono promoções, exposição de produtos e controle de estoque.

 

 2. Atuação isolada


Em muitas empresas, o Trade ainda funciona separado de marketing, vendas e categorias. Nem Trade para o digital elas têm. Assim, os indicadores ficam restritos ao cumprimento de tarefas, sem mostrar impacto real no consumidor ou nos resultados financeiros.

 

 3. Conhecimento estratégico subestimado


Análise de dados, comportamento do shopper e insights de sortimento muitas vezes não são valorizados, o que reforça a ideia de que o Trade é “só execução”.

 

A transformação acontece quando indústria e varejo passam a enxergar o Trade como estratégico, conectando dados, planejamento e execução para gerar resultados concretos, dentro e fora do ponto de venda físico e digital.

 

Isso exige:

 • Integração real entre áreas


 • Indicadores claros de impacto


 • Valorização do conhecimento aplicado no ponto de venda

 

O Trade não é apenas operação. É estratégia.

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia, Trade Marketing, Transformação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockEstratégia

Com a semelhança entre produtos e serviços, experiência do cliente tem se consolidado como fator decisivo para a fidelização

Grupo Mateus - Case LedWaveEstratégia

Grupo Mateus quer ampliar retail media para 100 lojas

Adobe StockEstratégia

Da raspadinha à realidade aumentada, diversão pode ser arma secreta para aumentar vendas

Adobe Stock -Trade Marketing

Sua campanha é brilhante. Mas e seu merchandising, como está?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados