SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Global Market minimercados Honest autoatendimento

Minimercados com autoatendimento são uma ameaça para o varejo?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/12/2022

Foto: Divulgação

Estudo da Global Market Insights, empresa global de pesquisa de mercado, sobre a popularização dos sistemas de autoatendimento, mostra que o mercado de autoatendimento deve crescer ao menos 11% ao ano. Considerando essa estatística, o modelo de compras que ultrapassou US$ 3,5 bilhões transacionados em 2020, tem previsão de um aumento de mais de US$ 3 bilhões sobre o valor inicial, em 2027. 

[noticiasRelacionadas]

Para Gustavo Sartott, responsável pela gerência de operações e pelo setor jurídico da  Honest Market Brasil,   franqueadora  de minimercados  com autoatendimento, a razão da popularização dos minimercados pode ser definida pela mudança de comportamento dos consumidores. Ele ressalta que a rotina corrida dos dias atuais, junto à facilidade dos minimercados, torna muito mais ágil o momento de compra comparado aos mercados tradicionais.

Para o executivo, a melhor forma de escolher entre um mercado tradicional e um minimercado é a pretensão da compra. “O que difere o público de ambos os modelos é o momento de compra. Como os minimercados estão mais próximos ao consumidor e oferecem produtos específicos, de modo rápido e ágil, é comum que a pessoa que procura por uma compra em pequena quantidade opte pelos minimercados”, avalia.

Além dos mercados tradicionais, existe outra categoria que pode ser comparada aos minimercados com autoatendimento: os minimercados de bairro. Segundo Sartott, os minimercados locais foram importantes para o entendimento da necessidade do varejo. “Os minimercados de bairro, assim como os de autoatendimento, também proporcionam uma versão menor dos mercados tradicionais e essa procura pela comodidade aumentou a busca dos consumidores pelos minimercados cada vez mais flexíveis, resultando na chegada dos minimercados condominiais com autoatendimento. Esses, levaram a comodidade a outro nível, oferecendo ainda mais segurança e velocidade”.

Para o executivo, nenhum dos modelos devem se preocupar com a baixa procura ou substituição. Um exemplo, seria a implantação do autoatendimento em mercados tradicionais. “O Brasil é um país com um ambiente de negócios pujantes. Há espaço para todos os modelos de mercado. A implantação do autoatendimento em mercados tradicionais demonstra que o futuro do varejo é aquele onde a evolução e o melhor atendimento são fatores chaves para o sucesso de um negócio”, pondera.

Ele ressalta ainda que quanto mais conhecimento o consumidor tiver sobre esse modelo de compras, maior será a procura por minimercados com autoatendimento. Desta forma, os minimercados não devem se preocupar, assim como os modelos tradicionais, considerando que a necessidade de compras em grande volume nunca deixará de existir.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:           LinkedIn         ,           Instagram           e           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Global Market, minimercados, Honest, autoatendimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

WegmansVarejo Internacional

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente

Be Honest - Grupo SupernossoBe Honest

Bandeira de supermercados autônomos do Grupo Supernosso fatura R$ 28 milhões em 2024

Rissul inaugura nova loja com conceito moderno em Novo HamburgoRissul Novo Hamburgo

Rissul abre nova loja com conceito moderno em Novo Hamburgo

Minha QuitandinhaTecnologia

Minha Quitandinha espera faturar R$ 3 milhões com inovação no sistema de pagamentos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados