Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

11/07/2025

NEWSLETTER

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoMtrix Market Insights varejo alimentar

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/06/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


O canal de varejo alimentar no Brasil registrou alta de 9,7% em vendas por valor entre janeiro e maio de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados da consultoria Mtrix Market Insights.


O resultado foi impulsionado pelo aumento de 6,9% no preço médio e de 2,8% no volume de vendas, além da ampliação do número de pontos de venda (3%) e do valor médio por PDV (6,5%).


A região Sul foi o destaque no desempenho em vendas em valor, com crescimento de 13,6%, seguida pelo Centro-Oeste (10,1%) e Sudeste (9,6%). O menor avanço foi observado no Norte, com 4,6%.


Em volume, o Nordeste liderou com aumento de 7%, enquanto o Norte teve queda de 1%. No recorte por preço médio, o Centro-Oeste apresentou a maior elevação (10%), e o Nordeste, a menor (4,3%).


A expansão de pontos de venda foi mais expressiva no Sul (3,8%), contrastando com o Sudeste, que teve o menor crescimento (1,7%). Já o tíquete médio por PDV avançou mais no Sul (9,5%) e menos no Norte (1,8%).


Na comparação apenas entre os meses de maio de 2025 e maio de 2024, o crescimento em valor foi de 6,3%. No entanto, houve queda de 1,2% em volume, compensada por uma alta de 7,5% no preço médio. O total de PDVs subiu 1,6% e o valor médio por loja aumentou 4,6%.


Home e personal care tem retração nas vendas


Enquanto o varejo alimentar registrou alta no primeiro semestre, o setor de home e personal care teve queda nas vendas entre janeiro e maio. Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo em valor foi de 3,7% e, em volume, de 5,5%.


O preço médio subiu 1,9%, e o número de PDVs ficou praticamente estável, com leve alta de 0,1%. O valor por ponto de venda caiu 3,9%. Apesar do desempenho negativo no acumulado, o mês de maio de 2025 mostrou sinais pontuais de recuperação no volume, com crescimento de 2,7% frente a maio de 2024.


Porém, os demais indicadores recuaram: vendas em valor (-1%), preço médio (-3,5%), total de PDVs (-0,5%) e tíquete por loja (-0,5%). Regionalmente, o Nordeste teve o melhor desempenho em valor (4,8%), enquanto o Centro-Oeste registrou o pior resultado (-8,2%). Em volume, o Sul apresentou alta expressiva de 28,4%, enquanto o Centro-Oeste recuou 15,6%. O preço médio teve comportamento oposto: subiu 8,7% no Centro-Oeste e caiu 27,4% no Sul.


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Mtrix Market Insights, varejo alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamentoConsumo

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados