Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercados

18/07/2025

NEWSLETTER

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Oportunidades de Crescimento SaudabilidadeSuplementos Alimentos Proteicos Alimentos funcionais

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercados

POR Barbara Fernandes

EM 18/07/2025

Suplementos no supermercado

Foto: Divulgação

 

A cesta de saudabilidade cresceu 12,6% em volume no último ano, segundo dados da Scanntech. O movimento em direção a uma alimentação mais equilibrada e funcional tem transformado o sortimento dos supermercados, que passaram a incluir categorias antes restritas a farmácias, lojas especializadas ou empórios. Suplementos alimentares, produtos ricos em proteína e itens com apelos funcionais são exemplos de novidades que vêm ganhando espaço nas prateleiras e no carrinho do consumidor.

 

Suplementos 

 

De acordo com a Scanntech, os suplementos alimentares foram um dos destaques do varejo alimentar em 2024. Entre janeiro e julho do ano passado, o faturamento da categoria cresceu quase 40%, enquanto as vendas em volume aumentaram cerca de 18% em relação ao mesmo período de 2023.

 

A tendência é confirmada por dados da Minds & Hearts, empresa da HSR Specialist Researchers, que mostram que 92% dos brasileiros estão abertos ao uso de suplementos. Desse total, 34% afirmam que “com certeza” gostariam de começar a consumir.

 

Supermercados já vêm se adaptando a esse novo perfil de cliente. A Casa Santa Luzia, em São Paulo, mantém uma seção exclusiva com creatina, vitaminas, colágeno e whey protein. Redes como o Da Santa também apostam na categoria e já colhem resultados positivos.

 

Proteína

 

Destaque em uma variedade de itens, desde snacks, bebidas lácteas, farinhas e até água, a proteína deve continuar em ascensão pelos próximos anos. Segundo levantamento do Mordor Intelligence, o mercado global de bebidas proteicas deve alcançar US$ 2,43 bilhões até 2029, um crescimento de quase 45% em relação a 2024.

 

No Brasil, os itens com proteína registraram aumento de 27,8% nas vendas no último ano. Esses produtos também apresentaram queda média de 1,5% nos preços. O leite proteico, por exemplo, teve alta de 32,1% nas vendas em volume e redução de 6,4% no preço por litro.

 

Doces e drinks funcionais 

 

Alimentos que unem sabor e benefícios à saúde também vêm ganhando relevância nas gôndolas. Chocolates com colágeno, gomas com vitaminas e cookies com fibras aparecem como alternativas mais saudáveis às guloseimas tradicionais.

 

O mesmo movimento se observa nas bebidas funcionais, como kombuchas, chás com compostos bioativos e drinks com probióticos ou adaptógenos. Segundo a Euromonitor, esse segmento cresceu 15% em valor no Brasil no último ano, impulsionado por consumidores que buscam bem-estar, imunidade e foco no dia a dia.


 

Essas novas categorias representam uma verdadeira avenida de oportunidades para o varejo alimentar. Além de atrair um público mais atento à saúde, elas contribuem para o aumento do tíquete médio e aumentam a competitividade do setor. A gôndola da loja física até pode ser finita, mas dentro do e-commerce também é possível explorar essas categorias e conquistar os consumidores mais nativos do ambiente online.


COMPARTILHAR
TAGS:Oportunidades de Crescimento, Saudabilidade,Suplementos, Alimentos Proteicos, Alimentos funcionais
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Imagem do editorCrescimento

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

Aurora Coop - FachadaExpansão do portfólio

Aquisição da Gran Mestri marca avanço da Aurora Coop no setor de lácteos premium

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RNCrescimento

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RN

Adobe StockCrescimento

Rede Hipervalor espera alcançar faturamento recorde com expansão de lojas e tecnologia

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados