Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, iFood se junta a especialistas para debate sobre retail media no Trade Connection

17/07/2025

NEWSLETTER

Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

InovaçãoMinimercados AutonômosAMLabs

Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anos

POR Gabrielly Mendes

EM 16/07/2025

minimercado autônomo

Foto: Divulgação


A presença de minimercados autônomos em condomínios, academias, hotéis e empresas vem transformando a rotina de consumo em diversas cidades brasileiras. Com operação baseada em autoatendimento e tecnologia simplificada, esse formato tem atraído tanto consumidores quanto empreendedores.


A AMLabs, fornecedora de soluções para o setor, opera em mais de 13.000 pontos em 26 estados. Segundo Leandro Fidelis, CEO da empresa, o avanço do modelo foi impulsionado pelas mudanças de comportamento geradas durante a pandemia.

Segundo estimativa da AMLabs, o número de minimercados no país irá saltar dos atuais 25.000 para até 200.000 nos próximos anos - uma projeção que se baseia na quantidade de condomínios residenciais e outros espaços com potencial para o modelo, como empresas e academias.

A familiaridade dos consumidores com experiências digitais e a busca por autonomia também têm impulsionado a adesão ao formato. “A Geração Z é um público que demonstra preferência por interações ágeis, autoexplicativas e sem atritos, e essa é a característica central do autoatendimento”, afirmou Fidelis.


Apesar da adoção crescente, o CEO observa que grandes redes supermercadistas ainda mantêm distância desse mercado, principalmente por considerarem o faturamento das unidades autônomas baixo em relação às lojas tradicionais. No entanto, ele avalia que o cenário pode mudar.


“Se surgir uma mudança no comportamento de consumo, ou novas tecnologias que aproximem ainda mais o mercadinho das mesmas ocasiões de consumo que hoje só acontecem no supermercado, as grandes redes podem começar a prestar mais atenção — mas talvez seja tarde demais”, alerta.



COMPARTILHAR
TAGS:Inovação,Minimercados Autonômos,AMLabs
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Maioria já consulta números internos, porém menos da metade dispõe de equipe dedicada à análiseInovação

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicasInovação

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Seção de bebidas de um supermercadoInovação

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira - Fort Atacadista internaInovação

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Gabrielly Mendes

Repórter Junior

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados