ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30/08/2025
Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anos
POR Gabrielly Mendes
EM 16/07/2025

Foto: Divulgação
A presença de minimercados autônomos em condomínios, academias, hotéis e empresas vem transformando a rotina de consumo em diversas cidades brasileiras. Com operação baseada em autoatendimento e tecnologia simplificada, esse formato tem atraído tanto consumidores quanto empreendedores.
A AMLabs, fornecedora de soluções para o setor, opera em mais de 13.000 pontos em 26 estados. Segundo Leandro Fidelis, CEO da empresa, o avanço do modelo foi impulsionado pelas mudanças de comportamento geradas durante a pandemia.
Segundo estimativa da AMLabs, o número de minimercados no país irá saltar dos atuais 25.000 para até 200.000 nos próximos anos - uma projeção que se baseia na quantidade de condomínios residenciais e outros espaços com potencial para o modelo, como empresas e academias.
A familiaridade dos consumidores com experiências digitais e a busca por autonomia também têm impulsionado a adesão ao formato. “A Geração Z é um público que demonstra preferência por interações ágeis, autoexplicativas e sem atritos, e essa é a característica central do autoatendimento”, afirmou Fidelis.
Apesar da adoção crescente, o CEO observa que grandes redes supermercadistas ainda mantêm distância desse mercado, principalmente por considerarem o faturamento das unidades autônomas baixo em relação às lojas tradicionais. No entanto, ele avalia que o cenário pode mudar.
“Se surgir uma mudança no comportamento de consumo, ou novas tecnologias que aproximem ainda mais o mercadinho das mesmas ocasiões de consumo que hoje só acontecem no supermercado, as grandes redes podem começar a prestar mais atenção — mas talvez seja tarde demais”, alerta.
Notícias relacionadas

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Digitalização e automação ganham espaço na estratégia do Assaí

Oxxo lança mais uma loja emblemática, dessa vez voltada ao foodservice

#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientes
Gabrielly Mendes
Repórter Junior