Varejo aposta em IA como estratégia, mas enfrenta entraves para integrar tecnologia à operaçãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudanças demográficas, saúde e fragmentação de canais devem influenciar varejo em 2026

13/01/2026

NEWSLETTER

Varejo aposta em IA como estratégia, mas enfrenta entraves para integrar tecnologia à operaçãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inovação Inteligência Artificial

Varejo aposta em IA como estratégia, mas enfrenta entraves para integrar tecnologia à operação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/01/2026

IA

Foto: Adobe Stock


Embora a inteligência artificial esteja entre as principais prioridades estratégicas do varejo global, sua integração aos processos centrais do negócio ainda avança de forma desigual. É o que aponta um estudo da Tata Consultancy Services (TCS), baseado em entrevistas com mais de 800 executivos seniores do setor em 18 países e cinco grandes subsetores.


Segundo o levantamento, apenas 24% dos varejistas utilizam IA para tomada de decisões autônomas, enquanto 85% ainda não implementaram — ou não planejam implementar — sistemas de IA multiagentes. Apesar disso, executivos classificam iniciativas de IA como a principal ou segunda tática preferida para alcançar objetivos como crescimento lucrativo, melhoria da experiência do cliente e aumento da fidelização.


O estudo indica que, quanto maior o desempenho financeiro do varejista, maior o número de iniciativas de IA em desenvolvimento. Ainda assim, a maior parte dos projetos segue concentrada em aplicações voltadas ao relacionamento com o consumidor. Atualmente, 51% das empresas priorizam chatbots e assistentes virtuais como principal frente de IA, o que sugere uma adoção restrita a plataformas isoladas de engajamento.


De acordo com a TCS, esse foco limita o impacto da tecnologia sobre a economia do varejo. Ferramentas básicas, quando não integradas a áreas como merchandising, cadeia de suprimentos e precificação, tendem a gerar ganhos pontuais, sem transformar a operação como um todo.


O levantamento também mostra que capacidades ligadas à inteligência de mercado ganham relevância no planejamento para os próximos anos. Após a otimização de custos, a habilidade de detectar mudanças de mercado e movimentos da concorrência em tempo real aparece como a segunda capacidade essencial para 2026, seguida pela tomada de decisão adaptativa baseada em IA.


Apesar da importância atribuída à tecnologia, desafios internos continuam a limitar sua expansão. A lacuna de habilidades da força de trabalho aparece entre os principais obstáculos para o varejo até 2026, atrás apenas das pressões financeiras. Apenas 33% dos varejistas veem programas de alfabetização digital como um caminho para a transformação organizacional e o desenvolvimento de talentos. O uso de dados de fidelidade também segue abaixo do potencial.


Apenas 37% das empresas utilizam esses insights para orientar estratégias de canal ou experiência em loja, enquanto 45% os aplicam em decisões de preços e promoções.


Na cadeia de suprimentos, 39% já implementam sistemas de detecção de demanda baseados em IA, e 42% planejam adotar precificação dinâmica orientada por algoritmos, movimento que, segundo o estudo, exige cautela para evitar riscos à percepção da marca.


COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Inteligência Artificial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Retail MediaInovação

Brasil é responsável por 40% da movimentação em retail media da América Latina

Walmart e Sam’s Club integram modelo de IA do Google à experiência de compras nos EUAInovação

Walmart e Sam’s Club integram modelo de IA do Google à experiência de compras nos EUA

NRF 2026SA+ Internacional

A Missão NRF 2026 começou, e traz olhar exclusivo para o varejo alimentar. Saiba como foram os dois primeiros dias!

IAInovação

Cerca de 6 em cada 10 empresas do varejo já utilizam IA

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados