Líderes devem encarar estes desafios. E tem que ser agora!

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Saiba como manter a equipe focada, produtiva e segura em um período de tantas incertezas

No meio empresarial, uma das mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19 foi a aceleração do processo de transformação tecnológica, que já estava em andamento, porém em ritmo bem mais lento. O resultado disso são alterações consideráveis nos modelos de negócio, no ritmo de produtividade, nas relações sociais e trabalhistas e na imprevisibilidade e ritmo de mudança das situações, conforme analisa Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade , empresa internacional de soluções para o varejo. 

Lidar com a tecnologia – inclusive quando ela falha em momentos cruciais – e com novos comportamentos de consumo estão entre os desafios que se potencializaram. "Nesse cenário incerto, ser um bom líder é um aprendizado diário, ainda mais em setores como o de marketing em geral ou do trade na particularidade, em que temos boa parte dos colaboradores na linha de frente dos serviços essenciais", destaca o especialista. Afinal, questionamentos diversos surgem a todo tempo:

- Como vou manter meu negócio e o meu quadro de funcionários completo?
- Como motivar e cuidar dos meus colaboradores?
- Como inspirar valores e liderar a equipe a distância?
- Como reinventar toda a forma de atuar na velocidade que o mundo passou a exigir sem perder em nenhuma frente? 

Stenio reconhece que não é nada fácil conseguir as respostas. Ele recomenda, porém, buscar a melhor forma de adequação perante o ramo de atuação e as pessoas que estão sob o seu comando. "Para mim, as palavras-chave para momentos como o que estamos passando são confiança e proximidade, pois mais do que nunca precisamos inovar e usar todas as ferramentas que estão ao alcance para manter o time unido, bem informado e seguro, sendo no campo ou em casa. É preciso estar atento às novas necessidades e problemas que o trabalho à distância podem causar e também criar um espaço seguro e rituais de conversas onde esses temas possam ser discutidos", acredita o CEO Smollan iTrade. 

Quer um exemplo? Para quem precisou recorrer a redução de salário e jornada no intuito de manter o quadro de funcionários, é necessário explicar que isso está sendo feito para não demitir ninguém. Outra dicas são estipular um tempo de duração e os critérios usados para fazê-lo, além de manter um canal aberto para eventuais dúvidas, a fim de manter o time saudável e menos ansioso.

Humanização da Liderança

"Liderar de uma maneira mais humana e compreensiva, na minha opinião, é a melhor maneira de manter o time unido, produtivo e motivado", afirma Stenio Souza. Ele reforça que cada um está vivendo e sentindo essa pandemia de maneira única e é fundamental saber reconhecer e respeitar isso. Algumas estratégias que podem ser interessantes para o momento, de acordo com o CEO, são reuniões constantes de alinhamento e reconhecimento do trabalho de quem está com você por meio reuniões de feedback. "Quando há a redução salarial, é bacana pensar em atividades mais descontraídas para a motivação dos colaboradores como happy hours online, aulas de ginástica ou treinamentos virtuais – que podem ser boas saídas", sugere.

"Acredito que esta seja uma hora de muita reflexão e mudança, para entendermos o que realmente é essencial tanto em nossas vidas pessoais, como nos espaços coletivos e de trabalho. Precisamos de muita união, empatia e resiliência para passarmos por isso juntos e da maneira menos traumática possível", finaliza o executivo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                 LinkedIn                ,                Instagram                e                Facebook                !

 

Veja mais sobre: Smollan iTrade, Liderança

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade