Saiba quais competências são requisitadas para posições de liderançaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

#TradeConnection: especialista da ESPM explica como estratégia no trade vai além de merchandising e promoção

13/08/2025

NEWSLETTER

Saiba quais competências são requisitadas para posições de liderançaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GestãoLiderançaFórum Econômico Mundial

Saiba quais competências são requisitadas para posições de liderança

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/08/2025

Adobe Stock Colaboradores

Foto: Adobe Stock


Pensamento analítico, resiliência, flexibilidade, agilidade e influência social estão entre as habilidades mais requisitadas de lideranças no mercado atual, segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial.

A pesquisa The Future of Jobs 2025 indica que 69% das organizações priorizam pensamento analítico, 67% valorizam resiliência, flexibilidade e agilidade, e 61% buscam influência social.

Coletados em 2024, dados da Creditas mostram que 86% dos brasileiros já enfrentaram algum problema de saúde mental relacionado ao trabalho. Os sintomas mais citados foram estresse (65%), ansiedade (54%) e insônia (40%).


Para especialistas, a capacidade de liderar em cenários de incerteza está diretamente associada ao preparo emocional dos gestores. “Isso precisa ser desenvolvido com intencionalidade, independente da cultura da empresa”, afirma Giovanna Gregori Pinto, psicóloga, executiva de RH e fundadora da People Leap.


Ela ressalta que líderes emocionalmente preparados conseguem criar ambientes mais seguros e colaborativos, o que reduz riscos de adoecimento e melhora a performance.


Profissionais de psicologia organizacional têm contribuído para que gestores identifiquem padrões emocionais, administrem conflitos e aprimorem a comunicação com empatia. “Esse suporte se reflete diretamente na saúde mental da equipe, na sustentabilidade do negócio e, como consequência, também contribui para a redução do turnover, já que ambientes emocionalmente mais equilibrados favorecem a permanência e o engajamento dos colaboradores”, diz.


COMPARTILHAR
TAGS:Gestão,Liderança,Fórum Econômico Mundial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAGestão

Mudança na liderança: Fréderic Garcia deixa cargo de diretor de Negócios no GPA

Prezunic - CencosudResultados 2T25

Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online

Adobe Stock - MorangoGestão e negócios

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

Pão de AçúcarResultados 2T25

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados