09/06/2025
Mudança é fator chave para o crescimento a longo prazo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/06/2025

Foto: Divulgação
O futuro é agora. Não dá para ganhar dinheiro usando mapas antigos. O que não muda não cresce. Esses foram alguns dos principais insights compartilhados por Romeo Busarello, professor, conselheiro, palestrante e sócio da Startse.
“Cada vez mais as coisas ocorrem com a observação. Nada de extraordinário acontece em torno de opiniões ordinárias. É preciso levar os olhos para passear. O que você vê depende de onde você se senta”, falou o especialista aos varejistas presentes no Fórum com a intenção de que estejam abertos à inovação e às tendências.
Imagem: Alexandre Battibugli e Renato Pizzuto
Entre elas, estão novos modelos de trabalho. Empresas como Mercado Livre, Uber, iFood têm sido fontes de renda mais atrativas para os profissionais do que supermercados e indústrias. A liderança também mudou. Se antes a postura dos líderes era de resolver tudo sozinho, hoje é preciso demonstrar vulnerabilidade e estar aberto ao aprendizado.
“Um líder que não quer aprender precisa parar de liderar, quem não senta para aprender não merece levantar-se para falar”, disse Busarello.
Comparando o faturamento da Raia Drogasil e o do GPA, o especialista também demonstrou como o varejo alimentar deve aprender com as farmácias, levando o cliente a não só comprar na loja, mas a usufruir de todos os negócios.
“Antes a ideia era comprar e vender bem, agora o foco é a multicanalidade, reter, engajar, conquistar clientes e adicionar novas verticais e receita recorrente”, explica.
Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper
