ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Insights do varejo europeu serão apresentados em aulas e visitas às redes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/05/2024

Loja da Auchan é uma das incluídas no roteiro das visitas técnicas
Uma imersão no varejo europeu a partir de Portugal. Essa é a proposta da Missão Lisboa, iniciativa da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. O programa foi desenvolvido em parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE).
A instituição é ligada à Universidade Nova Lisboa, uma das mais renomadas do país. Destinada a executivos e profissionais do setor, a missão acontece de 24 a 31 de agosto de 2024.
A economia portuguesa cresceu 2,3% em 2023. O mercado é maduro, o que se reflete no perfil do varejo no país
Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes para o crescimento das empresas, tendências e estratégias inovadoras aplicadas no mercado europeu.
24 a 31 de agosto 2024
Missão que será realizada pela SA+ Internacional é dedicada a executivos do setor e conta com visitas a redes de varejo europeias e aulas em uma das principais universidades de Portugal
Conteúdo e professores
Com tradição no ensino e pesquisa nas áreas de economia, finanças e gestão empresarial, a instituição foi reconhecida pelo Financial Times como a número um em Portugal, figurando também como a terceira melhor escola de negócios para mestrados em economia na Europa.
Inteligência artificial, inovação em modelos de negócios, estratégias multicanal e omnicanal e entretenimento no varejo são alguns temas que serão explorados no curso. O programa conta também com aulas sobre marketing, liderança e tecnologia, além de estudos de caso sobre o varejo europeu.
O conteúdo será ministrado por quatro professores da Nova SBE. Conheça os docentes:
Jorge Velosa
Professor Auxiliar
Convidado da Nova SBE.
Com vasta experiência
na indústria de bens de
consumo, foi presidente
da Sara Lee Household
& Body Care Itália e
ocupou cargos de
liderança em várias
empresas de referência,
como Vileda Ibérica
Portugal e Henkel Ibérica
Portugal. Atua como
consultor independente
na área de Marketing.
António Torres
Professor Auxiliar
Convidado da Nova SBE
e mestre em Economia pela
London School of Economics,
no Reino Unido. Foi CEO
da Nova SBE Executive
Education e da Angola
Business School. Ocupou
cargos e direção em
empresas multinacionais
na Inglaterra, Bélgica
e Portugal e hoje realiza
consultoria internacional
nas áreas de estratégia,
inovação e criatividade.
Nadim Habib
Professor de Marketing,
Empreendedorismo
e Inovação, desde 2008
faz parte da Nova School
of Business & Economics.
Diretor de marketing,
conselheiro e investidor
em startups de tecnologia.
Profissional com vasta
experiência internacional:
trabalhou em sete países,
fez negócios locais em dez
e liderou iniciativas globais
para expandir o mercado
de novas tecnologias.
Bruno Soares
Licenciado em Informática
e Gestão de Empresas,
com mais de 20 anos de
experiência como advisor
em Transformação Digital,
Governança, Gestão, Risco,
Tecnologias e Segurança
da Informação. Colaborou
com alguns dos principais
players em Portugal,
Angola, Cabo Verde e
Moçambique. Atualmente
é Senior Advisor na
GOVaaS – Governance
Advisors, as-a-Service.
Experts em varejo
Durante a viagem, os participantes serão acompanhados pelo time da SA+ Internacional: Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade, Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, e Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.
Segundo Eduardo Jaime, a Missão Lisboa destina-se a profissionais de diversos segmentos do varejo, desde acionistas e sucessores até equipes operacionais de loja e do negócio, como times de vendas, marketing e e-commerce.
“Será uma oportunidade de presenciar como o varejo europeu está moldando o futuro e uma experiência única para troca de conhecimento e conexões. Estamos muito animados em promover essa iniciativa”, ressalta.
A Missão Lisboa é o terceiro programa implementado pela SA+ Internacional. Em 2023, aconteceu a Missão Orlando, que se repetirá neste ano, e em janeiro foi realizada a Missão NRF 2024, promovida em parceria com a Varejo180.
O varejo na prática
Visitas guiadas a lojas tradicionais do varejo português complementarão as aulas ministradas durante a Missão Lisboa. Conheça um pouco mais sobre algumas redes que fazem parte do programa. Para saber quais outras varejistas serão visitadas, acesse o QR Code disponível nas páginas iniciais desta reportagem.
Apoio a produtores locais
é um dos diferenciais das
lojas da empresa. Na área de
perecíveis, a iniciativa busca
oferecer melhor qualidade
e maior frescor aos clientes
trabalhando com pequenos
produtores e cooperativas
localizadas a um raio de 50 km
da área de atuação das filiais.
Outra iniciativa é o programa Produção Controlada, pelo qual a empresa se compromete a priorizar mercadorias que respeitam o meio ambiente, o bem-estar animal e o desenvolvimento social.
A varejista opera com e-commerce, por meio de site e de aplicativo, e com três formatos físicos: super, hipermercado e ultraproximidade. A operação portuguesa da companhia soma 65 unidades no total e tem 88% das suas vendas vindas de produtos nacionais.
Fundada em 1980, é uma das redes mais
tradicionais de Portugal. Possui 482 unidades
e mais de 32 mil colaboradores, sendo
68% mulheres, e inclui pessoas de
45 nacionalidades. A rede faz parte do grupo
Jerónimo Martins, que conta com operações
de varejo na Polônia e na Colômbia.
Em 2023, as vendas do Pingo Doce subiram 7,9%, registrando 4,8 bilhões de euros. No mesmo ano, a rede remodelou 60 lojas e inaugurou 11 unidades. Para 2024, o plano é modernizar de 60 a 80 lojas e inaugurar outras 10.
Além do varejo alimentar, 200 supermercados Pingo Doce contam com o restaurante Comida Fresca. Entre os diferenciais da rede estão os itens de marca própria e soluções Ready to Cook, Ready to Heat e Ready to Eat.
Do mesmo grupo do Pingo Doce, o Recheio segue o modelo cash
& carry, sendo líder nesse formato em Portugal.
Com mais de 40 lojas em todo o país, a rede atua além do autoatendimento, possuindo marcas exclusivas para o setor de foodservice: Gourmês, com itens dedicados a servir à mesa, e MasterChef, que possui mais de 800 produtos voltados para cozinha profissional. No último ano, o atacadista cresceu 15,1%, faturando 1,3 bilhão de euros.
El Corte Inglés
Com mais de 80 anos de tradição, a rede espanhola de lojas de departamentos El Corte Inglés possui duas unidades
em Portugal. Oferece uma ampla gama de produtos, incluindo moda, acessórios, beleza, eletrônicos, eletrodomésticos,
artigos para casa, brinquedos, alimentos gourmet, entre outras categorias.
Além dos centros comerciais, é detentora da rede de supermercados Supercor, com seis unidades em Portugal. Em 2022, ultrapassou 583 milhões de euros em vendas no país, aumento de 20,2% em relação ao ano anterior.
Em uma pesquisa realizada em 2023 pela Deco Proteste com consumidores portugueses, a rede El Corte Inglés/Supercor foi apontada como destaque pela qualidade das carnes, pelo conforto das lojas e conveniência dos estacionamentos. Também é uma das preferidas para compras online.
Notícias relacionadas

Mineira Verdemar adota programa para identificar novos fornecedores de alimentos

SA+ lança caderno especial para promover fornecedores do Rio Grande do Sul

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejos
