SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

MAIO-2024: SA+ Fornecedores 2024

Insights do varejo europeu serão apresentados em aulas e visitas às redes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/05/2024

Loja supermercado Lisboa

Loja da Auchan é uma das incluídas no roteiro das visitas técnicas


Uma imersão no varejo europeu a partir de Portugal. Essa é a proposta da Missão Lisboa, iniciativa da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. O programa foi desenvolvido em parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE).


A instituição é ligada à Universidade Nova Lisboa, uma das mais renomadas do país. Destinada a executivos e profissionais do setor, a missão acontece de 24 a 31 de agosto de 2024.


A economia portuguesa cresceu 2,3% em 2023. O mercado é maduro, o que se reflete no perfil do varejo no país


Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes para o crescimento das empresas, tendências e estratégias inovadoras aplicadas no mercado europeu.

24 a 31 de agosto 2024 
Missão que será realizada pela SA+ Internacional é dedicada a executivos do setor e conta com visitas a redes de varejo europeias e aulas em uma das principais universidades de Portugal 

Conteúdo e professores


Com tradição no ensino e pesquisa nas áreas de economia, finanças e gestão empresarial, a instituição foi reconhecida pelo Financial Times como a número um em Portugal, figurando também como a terceira melhor escola de negócios para mestrados em economia na Europa.


Inteligência artificial, inovação em modelos de negócios, estratégias multicanal e omnicanal e entretenimento no varejo são alguns temas que serão explorados no curso. O programa conta também com aulas sobre marketing, liderança e tecnologia, além de estudos de caso sobre o varejo europeu.


O conteúdo será ministrado por quatro professores da Nova SBE. Conheça os docentes:


Jorge Velosa
Professor Auxiliar Convidado da Nova SBE. Com vasta experiência na indústria de bens de consumo, foi presidente da Sara Lee Household & Body Care Itália e ocupou cargos de liderança em várias empresas de referência, como Vileda Ibérica Portugal e Henkel Ibérica Portugal. Atua como consultor independente na área de Marketing.


António Torres
Professor Auxiliar Convidado da Nova SBE e mestre em Economia pela London School of Economics, no Reino Unido. Foi CEO da Nova SBE Executive Education e da Angola Business School. Ocupou cargos e direção em empresas multinacionais na Inglaterra, Bélgica e Portugal e hoje realiza consultoria internacional nas áreas de estratégia, inovação e criatividade.


Nadim Habib
Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação, desde 2008 faz parte da Nova School of Business & Economics. Diretor de marketing, conselheiro e investidor em startups de tecnologia. Profissional com vasta experiência internacional: trabalhou em sete países, fez negócios locais em dez e liderou iniciativas globais para expandir o mercado de novas tecnologias.


Bruno Soares
Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, com mais de 20 anos de experiência como advisor em Transformação Digital, Governança, Gestão, Risco, Tecnologias e Segurança da Informação. Colaborou com alguns dos principais players em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Atualmente é Senior Advisor na GOVaaS – Governance Advisors, as-a-Service.


Experts em varejo


Durante a viagem, os participantes serão acompanhados pelo time da SA+ Internacional: Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade, Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, e Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.


Segundo Eduardo Jaime, a Missão Lisboa destina-se a profissionais de diversos segmentos do varejo, desde acionistas e sucessores até equipes operacionais de loja e do negócio, como times de vendas, marketing e e-commerce.

“Será uma oportunidade de presenciar como o varejo europeu está moldando o futuro e uma experiência única para troca de conhecimento e conexões. Estamos muito animados em promover essa iniciativa”, ressalta.

A Missão Lisboa é o terceiro programa implementado pela SA+ Internacional. Em 2023, aconteceu a Missão Orlando, que se repetirá neste ano, e em janeiro foi realizada a Missão NRF 2024, promovida em parceria com a Varejo180.


O varejo na prática


Visitas guiadas a lojas tradicionais do varejo português complementarão as aulas ministradas durante a Missão Lisboa. Conheça um pouco mais sobre algumas redes que fazem parte do programa. Para saber quais outras varejistas serão visitadas, acesse o QR Code disponível nas páginas iniciais desta reportagem.


Auchan


Apoio a produtores locais é um dos diferenciais das lojas da empresa. Na área de perecíveis, a iniciativa busca oferecer melhor qualidade e maior frescor aos clientes trabalhando com pequenos produtores e cooperativas localizadas a um raio de 50 km da área de atuação das filiais.


Outra iniciativa é o programa Produção Controlada, pelo qual a empresa se compromete a priorizar mercadorias que respeitam o meio ambiente, o bem-estar animal e o desenvolvimento social.


A varejista opera com e-commerce, por meio de site e de aplicativo, e com três formatos físicos: super, hipermercado e ultraproximidade. A operação portuguesa da companhia soma 65 unidades no total e tem 88% das suas vendas vindas de produtos nacionais.



Pingo Doce


Fundada em 1980, é uma das redes mais tradicionais de Portugal. Possui 482 unidades e mais de 32 mil colaboradores, sendo 68% mulheres, e inclui pessoas de 45 nacionalidades. A rede faz parte do grupo Jerónimo Martins, que conta com operações de varejo na Polônia e na Colômbia.


Em 2023, as vendas do Pingo Doce subiram 7,9%, registrando 4,8 bilhões de euros. No mesmo ano, a rede remodelou 60 lojas e inaugurou 11 unidades. Para 2024, o plano é modernizar de 60 a 80 lojas e inaugurar outras 10.


Além do varejo alimentar, 200 supermercados Pingo Doce contam com o restaurante Comida Fresca. Entre os diferenciais da rede estão os itens de marca própria e soluções Ready to Cook, Ready to Heat e Ready to Eat.



Recheio


Do mesmo grupo do Pingo Doce, o Recheio segue o modelo cash & carry, sendo líder nesse formato em Portugal.


Com mais de 40 lojas em todo o país, a rede atua além do autoatendimento, possuindo marcas exclusivas para o setor de foodservice: Gourmês, com itens dedicados a servir à mesa, e MasterChef, que possui mais de 800 produtos voltados para cozinha profissional. No último ano, o atacadista cresceu 15,1%, faturando 1,3 bilhão de euros.



El Corte Inglés


Com mais de 80 anos de tradição, a rede espanhola de lojas de departamentos El Corte Inglés possui duas unidades em Portugal. Oferece uma ampla gama de produtos, incluindo moda, acessórios, beleza, eletrônicos, eletrodomésticos, artigos para casa, brinquedos, alimentos gourmet, entre outras categorias.


Além dos centros comerciais, é detentora da rede de supermercados Supercor, com seis unidades em Portugal. Em 2022, ultrapassou 583 milhões de euros em vendas no país, aumento de 20,2% em relação ao ano anterior.


Em uma pesquisa realizada em 2023 pela Deco Proteste com consumidores portugueses, a rede El Corte Inglés/Supercor foi apontada como destaque pela qualidade das carnes, pelo conforto das lojas e conveniência dos estacionamentos. Também é uma das preferidas para compras online.

COMPARTILHAR
TAGS:MAIO-2024: SA+ Fornecedores 2024
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Espaço bem-estar VerdemarVerdemar

Mineira Verdemar adota programa para identificar novos fornecedores de alimentos

Adobe Stock - IA - FábricaRio Grande do Sul

SA+ lança caderno especial para promover fornecedores do Rio Grande do Sul

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejosCayena foodtech

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejos

Programa possibilita que pequenos produtores acessem grandes varejistasHortifruti Natural da Terra

Programa possibilita que pequenos produtores acessem grandes varejistas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados