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31/05/2025
Indústrias compartilham expectativas de crescimento com a festa junina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/04/2024

Foto: Adobe Stock
Zaeli
Campanhas impulsionando as vendas
A indústria é a grande parceira do varejo no famoso jogo ganhaganha. Para algumas delas, como a Zaeli – que comercializa pipoca, amendoim, coco ralado, entre outros itens – os produtos juninos representam 40% do faturamento. “Por isso colocamos o máximo de esforço nas vendas, marketing e trade nesse período”, diz Fabio Zago, diretor da Zaeli Alimentos.
Em 2024, a companhia completa 55 anos e prevê fazer uma grande campanha com exposição de produtos nos pontos de vendas e sorteio de prêmios como scooters elétricas e patinetes. “Uma decoração completa será lançada nos PDVs, com bandeirolas, flâmulas, testeiras, totens, woobler e diversos materiais”, aponta o executivo.
A empresa também não dá mais detalhes, mas garante que terá um lançamento que vai mexer com o mercado: uma nova linha de vinhos. Para o varejo, Zago indica apostar em cross merchandising. “As pipocas de micro-ondas merecem destaque e ampliação dos espaços, bem como as misturas para bolo, coco ralado, canjica e derivados de milho.”
Com isso, a empresa espera ter 10% de aumento nas vendas em relação a 2023
Santa Helena
Patrocínios para comunicar
70% das vendas de paçoca da empresa são entre maio e junho
A Santa Helena , que produz doces, também tem na festa junina o momento de glória do ano. Para 2024, além das ativações com materiais de PDV especiais, a empresa patrocinará eventos como o São João de Campina Grande, a Cidade Junina em Belo Horizonte e a tradicional festa Junina do Clube Pinheiros, em São Paulo. “Nessas cidades, como a procura será maior, estamos reforçando o abastecimento e intensificando o trabalho de promotores em lojas parceiras”, diz Breno Carvalho, gerente de marketing da Santa Helena.
“Nossa expectativa é aumentar volume a partir de uma distribuição numérica bem orientada em termos de regiões e mix, expandir nossas execuções de junina nas redes de autosserviço e elevar qualidade e quantidade de mídia. Neste ano, uma ação inédita será o patrocínio à sequência mais aguardada do cinema nacional: O Auto da Compadecida 2. “Esse patrocínio nos abre um leque rico de comunicação autêntica e irreverente em diversos meios”, completa ele.
Yoki
ações customizadas para as lojas
“Faremos investimentos consideráveis em marketing e nos pontos de venda”
Luciano Watanabe Head de trade marketing da General Mills Brasil
A Yoki , outra fabricante tradicional de itens juninos, começou suas ações em abril, com o patrocínio de uma festa junina no programa Big Brother Brasil. As lojas também recebem grandes apostas, com tratativas que já iniciaram, para definir a exposição adequada dos SKUs e o formato de decoração para cada modelo. “Fazemos tudo customizado para cada loja. E minha dica é que o varejo deve se antecipar e criar um calendário para lembrar o consumidor da data”, afirma Luciano Watanabe, head de trade marketing da General Mills Brasil.
Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo
Leia também: Festa Junina deve impulsionar categorias típicas em 15%
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