Festa Junina deve impulsionar categorias típicas em 15%

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Fernanda Vasconcelos -

Ativações em loja e cross merchandising com itens correlatos da ocasião de consumo podem ajudar ainda mais a elevar o tíquete médio. Confira as expectativas do varejo, indústria e consultorias


Foto: Adobe Stock

 

Com roupas típicas e músicas regionais, a tão conhecida festa junina é um evento muito importante para o Brasil, sobretudo para o Nordeste. Se no Sul e Sudeste, quermesses e festas escolares impulsionam as vendas, em algumas cidades nordestinas se fala em quadruplicar a população e, portanto, a movimentação no varejo. Para se ter uma ideia, este ano a sazonalidade da época deve impulsionar as vendas de algumas categorias em cerca de 15% entre os meses de maio e julho.

Como não poderia deixar de ser, é hora das lojas se programarem para aproveitar tudo que a data pode oferecer. Em algumas lojas do interior da Bahia, por exemplo, as datas festivas chegam a quintuplicar o volume de consumidores, conta João Claudio Andrade Nunes, diretor comercial da RedeMix .

“Para nós, na capital, não perdermos vendas, antecipamos as comemorações juninas. Logo depois do Dia das Mães, já enfeitamos as lojas e criamos um ambiente que remeta às festas. E sempre podemos contar com o apoio da indústria”, afirma.

Este ano, a empresa que possui 17 lojas na Grande Salvador espera ter um aumento de 12% nas vendas durante as festividades.

Expectativa de vendas para a cesta junina

Um levantamento feito pela Scanntech mostra que a venda de itens juninos deve crescer entre 16% e 18% este ano, repetindo o desempenho de 2023 sobre 2022. Dentre os principais, estão doces industrializados, vinho, milho para pipoca, derivados de milho em geral, como fubá, amendoim e derivados, leite de coco, cachaça, hot dog e itens de açougue. Alguns destaques são bastante curiosos. A venda de bebidas destiladas na semana de São João (entre 18 e 24 de junho) aumenta 37%.

“Ocorre um impulso de vendas em algumas categorias que só vemos nesse período. No Nordeste principalmente, apenas nessa semana dispara o comércio de cachaça, gim, vermute e whisky”, conta Kleber Freitas, gerente de atendimento da Scanntech.

Segundo a Horus, o tíquete médio da cesta de juninos em 2023 ficou em R$ 16,07, 21,03% mais que no mesmo período de 2022. Os SKUs mais comprados foram molho de tomate, milho em lata, amendoim, milho para pipoca, doces em barra, leite de coco, canjica, coco ralado e fubá.

O tíquete médio dos itens juninos não é tão alto e alguns deles também compõem a cesta normal de compras. Apesar disso, os consultores e supermercadistas afirmam que celebrar a festa junina pode aumentar o fluxo na loja e gerar interesse por outras seções. 

17% - foi o crescimento nas vendas dos itens juninos entre os meses de maio e julho no comparativo com o restante do ano, segundo dados de 2023 sobre 2022

Vendas cruzadas

Outra pesquisa, da consultoria Horus Inteligência de Mercado, aponta outra tendência do varejo, a de que compra cruzada nessa época deve ser explorada. “Ocorrem muitas vendas de produtos correlatos e tentamos aproveitar essas sinergias com cross merchandising e exposição conjunta de SKUs”, afirma Matheus Rocha, gerente comercial da rede Bistek Supermercados . Com 19 unidades em Santa Catarina, a rede vende alguns itens apenas nessa época do ano, como descartáveis, pinhão e quentão pronto. “Também intensificamos a exposição de alguns itens de padaria ligados às festas juninas, como os bolos de milho e os rocamboles de amendoim”, destaca o executivo.

28,1% dos consumidores que levam leite de coco entre junho e julho pegam também canjica

29,0% dos que colocam salsicha no carrinho incluem ainda molho de tomate

24,4% de quem compra milho em lata também leva leite de coco

Dica para o digital

Para o varejo online, a dica dos consultores e da indústria é também montar banners e agregar produtos às categorias, isto é, oferecer sempre itens relacionados ao que foi posto no carrinho e também criar subseções no site com o tema junino.


Fotos: Adobe Stock

 

Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo

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