SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

demissão humanização Revvo canal

Gestores precisam humanizar o processo de demissão

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/09/2022

Foto: Stock Adobe

Não existe demissão sem planejamento e, nesse sentido, o cuidado maior é sobre se preparar emocionalmente para respeitar quem está na sua frente. Fortes emoções podem surgir nessas situações e um bom líder precisa ter tranquilidade para ouvir, ponderar, contornar e ser respeitoso.

[noticiasRelacionadas]

Por isso, tanto o gestor quanto a empresa precisam estar seguros sobre a decisão. Algumas simples perguntas podem resolver esse dilema: qual o prejuízo e o ganho que essa ação trará para a marca, a área e a pessoa? Qual é o momento em que os ganhos são mais favoráveis em todas as perspectivas e o que você pode fazer para assegurar que seja assim? Tendo as respostas, os líderes do grupo podem evitar surpresas e colocar em prática algumas ações que garantirão um processo demissional bem feito.

Para Richard Uchoa, CEO da Revvo, dar feedbacks aos envolvidos, para que entendam os motivos dessa movimentação é uma dessas etapas. Isso assegura que a saúde emocional e financeira do demissionário seja preservada, além da própria reputação da instituição. No fundo, medidas como essa e quase todas tomadas em um cenário desses envolve uma questão fundamental e que é mais uma das maneiras de buscar uma demissão humanizada: a comunicação.

O executivo ressalta ainda que o respeito em demitir um colaborador já começa com o canal usado para o desligamento, que deve preservar a imagem das pessoas. Isso sem falar que esse não é um momento para “esquecer as coisas”. Ou seja, o gestor e o RH devem enfatizar como aquele funcionário contribuiu enquanto esteve ali e possui atributos que vão recolocá-lo no mercado de trabalho. 

Outro ponto destacado por Uchoa, é a importância de seguir a relação com o colaborador demitido, que pode ajudar em novas oportunidades no futuro, tanto para a companhia como para o funcionário. Por essa razão, ignorar o que o trabalhador tem a dizer não é nada inteligente (ou educado). Uma boa conversa garante que ele tenha todas as informações sobre seus direitos e políticas, além de dar a certeza que todas as equipes e pessoas impactadas diretamente pelas demissões têm a mesma informação sobre o movimento.

Vale ressaltar ainda que as funções remotas que se espalharam nos últimos anos não são motivos para a falta de conexão entre o grupo. A transparência entre o colaborador e o líder cria confiança. Dessa forma, vale frisar que investir em treinamentos de liderança nunca é demais, assim como em rituais de comunicação, como dailys (reuniões diárias entre equipes que duram 15 minutos para fazer um alinhamento rápido).

Todos esses fatores mostram que a demissão humanizada não é um conto de fadas. Ela existe, é essencial para a reputação de qualquer empresa e, mais do que tudo, deixa o ambiente corporativo mais claro e com menos segredos. Assim, quando acontece, é um sinal de que a marca trabalhou com aquele colaborador todas as possibilidades de treinamento, desenvolvimento e coaching enquanto dava feedbacks durante esse período. Ou seja, é uma ação que é necessária, não uma atitude descabida de lógica. E, mesmo não tendo outra saída, ninguém vai ser desrespeitado por isso.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:demissão, humanização, Revvo, canal
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

Vinhos - TradeTrade Connection

Confira as iniciativas trade mais indicadas para os diferentes canais

Conheça os 5 movimentos de um varejo mais preditivo, adaptativo e humanovarejo alimentar

Conheça os 5 movimentos de um varejo mais preditivo, adaptativo e humano

Chega ao mercado o curso online Revolução TradeTrade Marketing

Chega ao mercado o curso online Revolução Trade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados