ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/09/2025
Venda de remédios em supermercados fica mais próxima
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/09/2025

Foto: Adobe Stock
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou ontem (17) proposta que permite a instalação de farmácias e a venda de medicamentos em supermercados. O texto recebeu 13 votos favoráveis na primeira rodada e foi aprovado simbolicamente na segunda.
A medida segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para apreciação no plenário. Para virar lei, ainda precisará da sanção presidencial.
O projeto prevê que a venda seja feita apenas em ambientes específicos, com presença obrigatória de farmacêutico em tempo integral e cumprimento das normas da vigilância sanitária.
Além disso, será autorizada a comercialização de todos os tipos de medicamentos, incluindo os de controle especial. Neste caso, as embalagens deverão ser lacradas até a saída do cliente do caixa.
Entre as mudanças, foi retirada a possibilidade de venda em gôndolas comuns e reforçada a obrigatoriedade de espaço exclusivo para farmácia.
Entidades do varejo defendem a aprovação, apontando maior acesso da população a medicamentos e possibilidade de redução de preços. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que a proposta pode ampliar o acesso a tratamentos. Já representantes dos farmacêuticos consideraram as alterações feitas no relatório como um avanço em relação à versão original.
Fonte: G1
Notícias relacionadas

Supermercados BH se aproxima das 400 unidades

Grupo Ítalo abre Superdia em Curitiba após aporte de R$ 50 milhões

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida
