#TradeConnection: entenda por que retail media está em um estágio maior de maturidade no canal farmaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Facilita&Pronto projeta crescimento de 49% e se consolida com portfólio completo. Prestação de serviço é um dos diferenciais

12/08/2025

NEWSLETTER

#TradeConnection: entenda por que retail media está em um estágio maior de maturidade no canal farmaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inspiração Estratégia Canal Farma Trade ConnectionPanvelDPSP

#TradeConnection: entenda por que retail media está em um estágio maior de maturidade no canal farma

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2025

Trade Connection

(Da dir. para a esq.) Herik Mourão, fundador da Retail Media FC; Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo; Cris Leal, especialista em retail media; Aretha Cursino, head de Retail Media da Panvel; e  Leandro Rocha, diretor de canais digitais da DPSP. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


No painel “Tudo o que você sempre quis saber sobre Retail Media no canal Farma, mas tinha vergonha de perguntar”, realizado durante o Trade Connection — maior evento de trade marketing do Brasil — executivos de grandes redes do varejo farmacêutico deixaram claro: retail media já não é uma aposta ou tendência futura, mas uma realidade estratégica.

 

Participaram do debate Aretha Cursino, head de Retail Media da Panvel; Leandro Rocha, diretor de Canais Digitais da DPSP (Drogarias São Paulo e Pacheco); Herik Mourão, fundador da Retail Media FC; e Cris Leal, especialista em marketing e varejo.

 

Logo de início, Aretha destacou o diferencial do canal farma: estar presente na rotina de autocuidado dos consumidores. “Retail media não é hype. Conseguimos trazer um conhecimento profundo do cliente e estar nos principais pontos de conversão. Isso facilita muito os planos da indústria, que passa a enxergar o varejo como um canal estratégico de construção de marca e venda”, afirmou.

 

Para Herik Mourão, que atua na implementação de soluções em retail media em diferentes redes, o canal farma está à frente por já ter um histórico de relacionamento próximo com a indústria e estruturas dedicadas de e-commerce. “Retail media não é um caminho de uma via só. Trabalhamos junto com varejistas e marcas para construir soluções. Ele alavanca um sell-out mais estratégico, com base em dados concretos, telas no PDV, banners no site e segmentação refinada, algo que poucas mídias oferecem com essa profundidade”, explicou.

 

Leandro Rocha, da DPSP, reforçou que a criação de um canal de retail media próprio pode aproximar fornecedores e ampliar o portfólio de mídia, além de trazer uma perspectiva do cenário atual. “Nosso desafio é unir tecnologia e governança. O varejo, hoje, é uma empresa de tecnologia, que precisa lidar com LGPD, sistemas integrados e dados em tempo real. Temos ferramentas que há poucos anos seriam impensáveis”, disse.

 

A mensuração de resultados foi apontada como uma das principais dores, especialmente do lado da indústria. Cris Leal destacou que ainda há falta de padronização e clareza nos KPIs. “Cada empresa escolhe o que quer medir. É preciso uma governança de dados mais robusta, entender que não há certo ou errado, mas que o objetivo do retail media é entregar com mais precisão e agregar valor ao negócio”, comentou.

 

Na Panvel, esse desafio já está sendo enfrentado com tecnologia. Segundo Aretha, mais de 90% das vendas são identificadas e cruzadas entre canais físicos e digitais, o que permite à empresa oferecer dados consistentes à indústria. “Conseguimos tangibilizar os resultados com inteligência artificial, entregar granularidade e composições de canais mais eficientes. Isso só é possível com uma estrutura integrada”, afirmou.

 

Outro ponto levantado foi a relação entre retail media e trade marketing. Para Leandro, é uma soma, não uma substituição. “O trade segue essencial para estratégias comerciais, especialmente na viabilidade de sell-in e sell-out. Mas retail media traz uma camada de inteligência e ativação que precisa caminhar junto. Sem sinergia entre as áreas e métricas claras, a chance de erro aumenta”, alertou.

 

O painel terminou com um consenso entre os especialistas: o varejo farmacêutico está em posição privilegiada no desenvolvimento do retail media no Brasil, e o setor alimentar pode aprender muito com as estratégias desse canal. Mas, ainda há um longo caminho a ser trilhado, especialmente na padronização, educação do mercado e construção de ecossistemas mais colaborativos. Como resumiu Cris Leal: “Retail media não veio para competir com o que já existe. Veio para evoluir.


COMPARTILHAR
TAGS:Inspiração, Estratégia, Canal Farma, Trade Connection,Panvel,DPSP,Retail Media FC
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

João BrancoEstratégia

#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientes

Trade ConnectionEvento

#TradeConnection: Supernosso e Rede Sol contam como instore media têm transformado suas lojas

Magali AquinoMercado Livre

#TradeConnection: Mercado Livre reforça o potencial de sua plataforma como canal para o varejo alimentar

Arthur IgrejaTrade Connection

A revolução da IA já começou e quem demorar vai ficar para trás

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados