SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados autônomos planejam abrir mais de 300 lojas em 2025

19/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mulheres Mulheres varejistas Força feminina Economia colaborativa

Executivas do varejo: o que elas pensam do trabalho ao lado dos homens

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/01/2019

Cerca de 50% dos profissionais de varejo são mulheres. Apesar disso, apenas 16% ocupam cargos de liderança. E foram justamente essas profissionais que se reuniram no Grupo Mulheres do Varejo (MdV), criado no início de novembro do ano passado pela consultora Fatima Merlin e por Vanessa Sandrini, executiva do setor. Inicialmente, a ideia era promover, via WhatsApp, discussões entre mulheres que atuavam no varejo. Em poucos dias, 200 já tinham se unido ao grupo. Com apenas duas semanas, 10 participantes se candidataram para fazer parte de um comitê executivo, que elaborou logotipo e um planejamento estratégico, além de estar presente em todas as redes sociais. Em um mês, o MdV contava com 500 mulheres. Nesse mesmo período, a página do Facebook alcançou 6 mil pessoas.

A ideia do Grupo é ser uma referência na construção de uma nova onda no setor, inspirada na força feminina. O propósito é construir uma economia mais colaborativa e ser agente de transformação no varejo

Em dezembro passado, foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo, na capital paulista, que reuniu 80 pessoas. Para se aprofundar no perfil, no papel e nas suas expectativas, o movimento realizou, entre os dias 7 e 13 de novembro do ano passado, pesquisa com 87 executivas. Descubra o que elas pensam sobre os desafios do mercado e sua relação com a carreira no varejo e os colegas de trabalho. 

Perfil das profissionais

  • 46 anos em média
  • 66% são casadas
  • 72% têm filhos
  • 92% são de São Paulo

Como fortalecer atuação no varejo

  • 51% com empoderamento e autoestima
  • 30% ter fonte de inspiração
  • 26% produzir diagnósticos (estatísticas sobre atuação feminina)
  • 23% com troca de conhecimento
  • 14% com capacitação e coaching

Relação com os homens no trabalho

  • 62% declaram estar insatisfeitas com sua relação com os homens
  • 29% dizem que já percebem uma complementaridade e um trabalho colaborativo

Nesse caso, o que aproxima: profissionalismo, competência, conhecimento, determinação, parceria, respeito, sensibilidade, boa convivência

O que pensam

  • 30% não têm clareza ou têm parcialmente claro qual é o papel da mulher
  • 33% têm clareza sobre a força da mulher
  • 94% não estão satisfeitas com o tratamento dado ao papel da mulher no varejo
  • 80% dizem que o esforço para alcançar cargos de direção é alto

Comportamentos mais encontrados no trabalho: autoritarismo, machismo, preconceito e discriminação 

Alguns depoimentos

“ O esforço é muito maior para a mulher. Além de ser menos considerada (com raras exceções), para ter o nível de destaque/ aceitação precisa comprometer boa parte da sua vida pessoal ”

“ Em geral, exige-se que a mulher escolha entre a carreira e a maternidade, ou um papel masculinizado ”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Mulheres, Mulheres varejistas, Força feminina, Economia colaborativa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Heineken inspira o varejo com ações inclusivas na liderançaLiderança Feminina

Liderança feminina cresce na HEINEKEN: 38% dos cargos ocupados

Campanha ElaMeInspira Hershey BrasilMarketing no Varejo

Hershey Brasil aposta em marketing com propósito no varejo

Fortaleza vive expansão de supermercados, shoppings e academiasVarejo em Fortaleza

Fortaleza vive expansão de supermercados, shoppings e academias

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados