Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?

17/05/2025

NEWSLETTER

Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

CrescimentoEconomiaAlimentos Saudáveis SortimentoE-commerce

Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?

POR Alessandra Morita

EM 16/05/2025

Alimentos frescos para venda


O cenário econômico nacional – e, vale dizer, mundial – não tem sido para amadores. No Brasil, os supermercadistas têm enfrentado desde as bets, que estão comendo boa parte do dinheiro da população, até uma concorrência que não dá trégua de nenhum lado.


É claro, adversidades macroeconômicas são constantes e fazem parte do mundo dos negócios, mas não estão sob controle das empresas. O que equivale a dizer que sim, há necessidade de analisá-las e buscar maneiras de minimizar seus efeitos. Entretanto, é igualmente importante olhar para aspectos nos quais o varejista possa atuar diretamente.


Tomando como base um levantamento da Scanntech, apresentado no 14º Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria, realizado no final de abril pela SA+, destacamos três oportunidades que podem ser alvo de estratégias pelos varejistas:


1. Saudabilidade: a cesta de produtos saudáveis segue avançando, com crescimento de 14,3% em volume no 1º trimestre de 2025. Em valor, a alta foi de 17,3%. Se deflacionarmos essa taxa pela variação de preços do período no varejo alimentar (5,5%), chegamos a um aumento real de 11,2%


2. Premium: em muitas categorias, há espaço para ampliar a venda de segmentos de maior valor agregado. Um exemplo são os cafés, em que os itens premium representaram 3% do faturamento entre janeiro e março/2025, com tendência de alta


3. Canais: entender o mix para cada formato, loja e canal ainda é uma grande oportunidade no varejo. Isso é especialmente verdade no online, um negócio ainda relativamente novo para as empresas do setor. Para ilustrar: uma rede varejista registrou em seu e-commerce crescimento 5 pontos percentuais acima das suas lojas físicas e 3 pp superior ao comércio eletrônico em geral. Para isso, fez um ajuste de sortimento a partir do entendimento de quais são as categorias e itens mais relevantes no canal, descobrindo importantes diferenças em relação às unidades físicas


COMPARTILHAR
TAGS:Crescimento,Economia,Alimentos Saudáveis, Sortimento,E-commerce
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Leites veganosPesquisas

Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejo

Dalben - HortifrútiPesquisa

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesMix

Personalização do sortimento: vantagens e complexidades

Produtos PepsicoBatatas Onduladas

Receita da Pepsico em salgadinhos cresce 7,7% com solução da Neogrid

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados