10/01/2025
Execução se faz junto: quanto o varejo tem a ganhar com o CPFR, sistema de compartilhamento de informações de previsão de demanda
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Kikker
EM 02/04/2024
Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment, ou apenas CPFR, é um sistema de compartilhamento de informações de previsão de demanda que interage operacionalmente com a base dos fornecedores, viabilizando que o JBP entre varejo e indústria busque a excelência em indicadores como Ruptura e DDV (dias de venda dos itens estocados).
Tudo acontece por meio do Kikker, um software de forecast com Inteligência Artificial voltado para a gestão de abastecimento do varejo. Intuitivo, ágil e robusto, o sistema oferece – de forma automática, completa e rápida –, a automação do processo de cálculo das necessidades de abastecimento e nivelamento de estoques, diminuição expressiva das rupturas e excessos, garantindo melhoria substancial no fluxo de estoques e um consequente aumento no lucro líquido de sua empresa.
Entre seus inúmeros diferenciais, o Kikker aplica a lógica fuzzy na gestão de abastecimento. Diferentemente da lógica clássica, que é binária (verdadeira ou falsa), ela introduz a ideia de pertinência parcial, atribuindo em cada análise um valor mais detalhado de pertinência, como "muito alto", "alto", "médio", "baixo" ou "muito baixo".
Análise de tendências, padrões de compra e gestão de estoque
Na previsão de vendas, a lógica fuzzy torna mais assertivo o trabalho de analisar padrões de compra e tendências de mercado. Isso acontece porque ela permite considerar informações imprecisas, como sazonalidade, flutuações econômicas e eventos específicos, para melhorar a precisão das previsões de vendas.
A lógica fuzzy é igualmente importante na gestão de estoque, pois ajuda a otimizar os níveis de inventário com base em previsões imprecisas de demanda, o que permite às empresas evitar excessos ou escassez de produtos, melhorando a eficiência operacional.
Por trabalhar com essa lógica, o software Kikker se adapta dinamicamente a mudanças nas condições do ambiente, ajustando automaticamente as políticas de reabastecimento, níveis de estoque e prioridades, minimizando os riscos de excesso ou falta de estoque.
Exemplo disso aconteceu em uma rede supermercadista com 34 lojas em região de alta variação de clima. Nessas condições, é ainda mais desafiador operar o setor de FLV, conhecido pela alta perecibilidade, rápida variação de preços, grande número de fornecedores, muitas variedades e qualidades dos mesmos produtos, grande dependência da expertise do profissional de compras e também do controle de saldo de estoques, visto que normalmente há muita divergência de estoques com lançamentos negativos e ainda com produtos com saldo sem nenhuma condição de comercialização devido a mudança brusca de qualidade.
Mesmo com tantos desafios, os resultados vem sendo animadores em razão da ajuda do Kikker. É que o software dispõe de ferramenta de ressuprimento, acionada diariamente na primeira hora nas lojas com a contagem de cada produto em exposição de FLV. Com esta ação, fica clara qual a posição de estoque atualizada e a segregação de produtos que serão enviados para quebra ou transformados.
A previsibilidade dos algoritmos da Kikker, aliada às agendas de compra previamente parametrizadas, facilita a realização de cotação várias vezes ao dia com atualização de preços de aquisição de compra estratégica pelo gestor de FLV com grande agilidade. E com auxílio dos cálculos e da plataforma de geração de pedidos e reposição da Kikker o comprador pode automatizar a execução da maior parte do trabalho e focar nas estratégias.
Como resultado, as vendas da seção de hortifrútis nessa rede cresceram 14%, enquanto as quebras caíram -23%.
O software está disponível em nuvem, podendo ser acessado de forma ininterrupta de qualquer lugar do planeta e integrado a outros softwares.
Clique aqui para saber mais e entrar em contato com a Kikker!
Se preferir, mande um e-mail para: contato@kikker.com.br
LEIA TAMBÉM: