Ruptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pequeno varejo aposta em fidelização e crédito para enfrentar concorrência

30/10/2025

NEWSLETTER

Ruptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoRuptura Neogrid

Ruptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/10/2025

Ruptura

Foto: Adobe Stock


O Índice de Ruptura da Neogrid, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, ficou em 11,9% em setembro, queda de 1,2 p.p. em relação a agosto. O resultado indica melhora no abastecimento, com recomposição de estoques em itens básicos da cesta de consumo.


As maiores reduções foram observadas em ovos (−2,6 p.p.), feijão (−2,0 p.p.), arroz (−1,8 p.p.), café (−1,7 p.p.) e azeite (−1,0 p.p.). A cerveja foi a única categoria a registrar aumento, de 0,7 p.p., acompanhada por elevação de preços em todas as versões analisadas.

“O índice em setembro reflete um ajuste positivo no abastecimento após meses de instabilidade, embora o cenário econômico ainda apresente pressão de custos e inflação, o que impacta preços e margens no varejo”, afirma Robson Munhoz, Chief Relationship Strategist da Neogrid.

Munhoz observou também que o comportamento do consumidor segue pautado pela busca por economia. “Apesar da queda na ruptura e de uma leve recuperação nas vendas, com o orçamento das famílias mais apertado, temos observado consumidores buscando mais pontos de venda e substituindo marcas por produtos mais baratos que entregam o mesmo resultado”, conta.


De acordo com levantamento da Neogrid e da Opinion Box, 82% dos consumidores declararam ter trocado produtos por versões mais baratas, motivados principalmente pela necessidade de economizar e pela resistência em pagar valores acima do habitual.


Entre as categorias com redução na ruptura, o arroz caiu de 8,9% para 7,1%, o feijão de 8,4% para 6,4% e o café de 9,6% para 7,9%. Já a cerveja, em sentido oposto, subiu de 12,1% para 12,8%, com alta de preços em todas as variações (artesanal, escura, clara e sem álcool).


O aumento de ruptura na cerveja está ligado à queda de 11% na produção de bebidas alcoólicas em agosto, segundo o IBGE, e à estratégia das cervejarias de recompor estoques para o fim do ano. A Abrasel informou ainda que parte dos consumidores vem migrando de destilados para a cerveja em razão da crise do metanol, que reduziu a confiança em drinques e bebidas destiladas.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Ruptura, Neogrid
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Crédito caixaInovação

Pequeno varejo aposta em fidelização e crédito para enfrentar concorrência

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

NatalConsumo

Natal otimista: vendas devem crescer no varejo físico e digital

supermercadoConsumo

Setor supermercadista registra queda de quase 3% em setembro, segundo IVS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados