SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

26/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Estresse Cansaço Saúde Mental Síndrome de Burnout

Exaustão profissional merece atenção cuidadosa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/11/2020

Burnout é o nome da síndrome da exaustão física e mental. O esgotamento profissional é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um fenômeno global. "Não é uma doença, mas uma condição que impacta diretamente a saúde física e psíquica do indivíduo. Trata-se de um estresse crônico", lembra Dhayana Silva, analista de Recursos Humanos da Service IT , empresa Integradora de soluções e serviços de TI, especializada em outsourcing e consultoria.

[noticiasRelacionadas]

Ela explica que um dos principais fatores a influenciar o distúrbio é a carga de trabalho, razão pela qual o profissional passa a produzir um alto nível de cortisol. Como uma das funções do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, a pessoa permanece em um estado de exaustão prolongada.

 

O burnout é silencioso, mas suas consequências se refletem em dores emocionais que, por sua vez, são somatizadas em dores físicas, como a presença de dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, insônia, alteração de humor, dificuldade de concentração e até mesmo perda de cabelos. 

 

"As empresas estão investindo cada vez mais em qualidade de vida, e é necessário garantir que esses programas cheguem aos colaboradores e que todos tenham acesso de forma equitativa. A política de home office veio para ficar, mas é imprescindível que seja favorável a todos", ressalta Dhayana.

 

A analista de RH da Service IT destaca que, ao falamos sobre burnout, consideramos os fatores psicossociais, o quão o indivíduo é impactado por seu trabalho e em quais áreas de sua vida esses impactos se refletem. Por essas razões, é importante que as organizações atentem à saúde mental dos funcionários, ainda mais durante a pandemia. Merece atenção especial a situação dos funcionários que permaneceram desenvolvendo suas atividades laborais dentro e fora dos escritórios e elevaram sua carga horária para alcançar metas e manter a empregabilidade. "Se você está passando por uma carga emocional estressante, busque ajuda profissional. Não normalize a exaustão", resume Dhayana Silva.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                               LinkedIn                              ,                              Instagram                              e                              Facebook                              !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Estresse, Cansaço, Saúde Mental, Síndrome de Burnout
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados Indicadores de Saúde FinanceiraEndividamento

Para o varejo, indicadores de saúde financeira não são prioridade e isso pode gerar um grande problema

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadoraIquegami Supermercados

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKENGrupo Heineken

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKEN

Consumo de ovos melhora memória, aponta estudo recenteSaúde e Nutrição

Consumo de ovos melhora memória, aponta estudo recente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados