SA+ Ecossistema de Varejo
RH Dicas FCamara

Especialista destaca 4 dicas essenciais para o seu negócio

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/02/2024


Foto: Adobe Stock

Quanto mais o seu varejo cresce, mais complexo se torna o fluxo operacional. Por isso, é importante que tudo esteja alinhado de modo que as atividades sejam cumpridas independentemente de quem está na operação naquele momento.

[noticiasRelacionadas]

Assim, entender o que é possível fazer com a infraestrutura e a capacidade de endividamento que se tem no momento são essenciais, e a falta da compreensão sobre o que fazer pode provocar dificuldades.

Os ensinamentos são de Fábio Câmara, fundador e CEO da multinacional brasileira FCamara , ecossistema de tecnologia e inovação, que também destaca as quatro fases da autonomia de uma empresa e qual o mindset correto para cada uma. Confira abaixo:

Só assuma projetos que conseguirá entregar

Essa dica é principalmente para os varejistas que estão começando o seu negócio. “Estabeleci que nenhuma proposta comercial da empresa deveria levar mais de duas horas para estar pronta. Esse tempo seria mais do que suficiente para revisar o escopo, o cronograma e os valores. Caso ultrapassasse esse período, saberíamos que aquilo não era para nós”, conta Câmara.

Não pule etapas de crescimento

O executivo também alerta que é preciso avaliar a disponibilidade de capital intelectual antes de dar grandes saltos no planejamento. Segundo ele, poupar energia na caminhada é o que vai ajudar a sua empresa a sair da fase da autonomia da sustentação para a de ação e, somente a partir daí, passar a se envolver em projetos mais elaborados e que dependam de mais preparo e estruturação.

Seja econômico

De acordo com Câmara, quanto mais simples e claro o plano, melhor será a assimilação dele pelo time. “Minha própria experiência me mostrou que a objetividade contribui para o engajamento da equipe, pois tornam mais plausíveis e palpáveis as ações a serem realizadas”, reforça o executivo.

Não invista em publicidade antes de fechar os primeiros contratos

Para o especialista, não tem sentido gastar dinheiro para divulgar serviços de uma empresa que ainda não tem o seu próprio core business, clientes e resultados. “Essa é uma etapa em que tudo o que existe está no campo da imaginação; só há senso de realidade baseado em experiências concretas” finaliza Câmara.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:RH, Dicas, FCamara
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

E-commerceDicas

Trade marketing pode impulsionar o sell out em todos os canais

Dia das mães - Adobe StockDia das Mães

Dia das Mães deve aumentar em 2,5% as vendas no varejo alimentar

Entenda como se destacar perante a concorrência no CarnavalCarnaval

Entenda como se destacar perante a concorrência no Carnaval

Livro aborda principais tendências das lojas do futuro para supermercadistasSupermercado do futuro

Livro aborda principais tendências das lojas do futuro para supermercadistas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados