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01/07/2025
Docile traz lançamentos inéditos no mercado, como bala em formato de pulseira e mix surpresa
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Docile
EM 01/07/2025

A Docile, maior exportadora de doces do Brasil e uma das 100 maiores empresas de doces do mundo, trabalha com 170 produtos em sete categorias que tornam o ambiente do varejo mais atrativo e rentável.
“Nosso segmento cresce duplo dígito, com a Docile puxando esse crescimento”, destaca Adriana Donelian, Diretora Comercial e de Trade Marketing. Dados do Radar Scanntech comprovam essa percepção: entre janeiro e abril deste ano, o mercado de caramelos mastigáveis elevou suas vendas em valor em 11,2%. No mesmo período, a Docile cresceu 18%.
“A tendência é que a categoria continue apresentando avanço no consumo interno ano a ano até 2029”, analisa Adriana, com base em previsão da Euromonitor. Atualmente, o consumo per capta de confeitos no Brasil é de 1,06 kg, enquanto nos EUA é sete vezes maior (7,48 kg). Mesmo nos vizinhos Argentina e Uruguai o consumo anual é superior – respectivamente de 2,60kg e 1,79kg por pessoa. Os números deixam claro o enorme potencial de crescimento em volume da categoria.
Adriana Donelian detalhou as oportunidades da categoria aos decisores
do varejo alimentar gaúcho durante Fórum Regional realizado pela SA+
Os novos produtos têm um papel importante no crescimento das vendas. E a Docile capitaneia esse trabalho, ao inovar constantemente. A empresa acaba de ampliar mais uma vez seu portfólio com um combo de lançamentos que une inovação e ineditismo no mercado brasileiro, com os produtos “Sempre Um Doce Surpresa” e “Pulseira de Gelatina” – a primeira do Brasil –, além do Marsh de Paçoca, grande sucesso da marca nos festejos juninos.
O “Sempre Um Doce Surpresa” combina no mesmo pacote os formatos gelatina, regaliz e goma e foi criado a partir da identificação, pela empresa, do desejo de muitos consumidores de ter uma variedade de doces na mesma embalagem.
Cada produção terá um sortimento novo, o que promete instigar a curiosidade nos consumidores, tornando o produto final algo único e inesperado para quem for degustar. O mix está disponível em embalagens de 80g e 450g.
Primeira bala em formato de pulseira
Outro grande destaque entre os lançamentos é a primeira bala em formato de pulseira do Brasil: a “Pulseira de Gelatina”. O produto já fazia parte do portfólio de exportação da Docile e é sucesso nos Estados Unidos. Cada pacote traz quatro pulseiras embaladas individualmente, misturando diferentes sabores: morango e framboesa, melancia e laranja, melancia e maçã verde. É também uma ótima opção de presente.
O marshmallow sabor paçoca, com grande repercussão nas festas juninas junto com os já consagrados Marsh Pipoca e Marsh Para Assar, reforça o pioneirismo e a autenticidade da marca na categoria.
Para 75% dos consumidores dos produtos Docile, sabor é o aspecto mais importante no momento da degustação. Muitos clientes desejam, também, experiência surpreendente na hora de comer os produtos, conforme evidenciou na pesquisa da marca. Esses foram alguns dos pontos que balizaram mais esta inovação no marshmallow, agregando ao portfólio um sabor que tem lugar especial no coração dos brasileiros. O doce já está nos pontos de venda, em embalagens de 135g e 220g.
"Queremos reforçar a marca como referência do segmento de doces e reafirmar o nosso pioneirismo. A partir de muitos estudos sobre o comportamento do consumidor, trazemos lançamentos que atendem seus desejos e geram impacto significativo no setor", afirma o presidente da Docile, Ricardo Heineck.
Para fortalecer o pilar de inovação, importante para a estratégia de negócio, a Docile trabalha a partir de um longo e detalhado processo de criação que, ao todo, leva quase um ano desde o momento da exposição da ideia até a concretização dos novos produtos. Pesquisa de mercado, pesquisa com consumidores, estudos de tendências e testes de viabilidade, além de discussões criteriosas com os times são algumas das etapas que fazem parte da estratégia 360° no desenvolvimento de um lançamento.
Pioneirismo e inovação como marca registrada
Para o varejo, incluir as inovações no sortimento – e garantir a elas boa visibilidade no PDV – incentiva o público a ampliar sua cesta de compras. Isso acontece porque o shopper da categoria costuma experimentar as novidades sem deixar de colocar no carrinho os doces que já têm o hábito de comprar.
Outro papel importante dos novos produtos – sobretudo os mais inovadores – é atrair mais compradores para a categoria, elevando o faturamento do varejo.
Nos últimos anos, a Docile tem realizado uma série de lançamentos que a colocam como empresa inovadora e pioneira no desenvolvimento de produtos de diferentes categorias do setor. O Marshmallow Pistache é um exemplo; chegou às prateleiras como primeiro do mercado nacional e internacional oferecido neste sabor.
A Docile viu a oportunidade de democratizar um sabor que ainda era restrito para muitos públicos. É um conceito que valorizamos muito: levar o sabor e a experiência da marca para o maior número de pessoas possível”, comenta a gerente de marketing da Docile, Jaqueline Hartmann.
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