Entenda como se destacar perante a concorrência no Carnaval
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Neste Carnaval a expectativa é que as bebidas alcoólicas e as carnes aumentem em vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%. Além dessas categorias, biscoitos, aperitivos, comidas prontas e congeladas, entre outros itens de consumo rápido devem ter uma boa saída na época, pois os foliões buscam por praticidade na hora de repor as energias.
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Os dados são de Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, que também traz cinco dicas para se preparar e aumentar as vendas no período. Confira abaixo e veja o que você pode fazer para aumentar as vendas nos últimos dias que antecedem a data ou como se preparar para o ano que vem:
Análise do desempenho passado e estoque
O Brasil é um país grande, com costumes que variam de acordo com a região. Por isso, a personalização das ofertas e experiência de compra é essencial. Entender o perfil do público que frequenta a sua loja nesse período festivo pode ser definitivo para atrair o máximo de clientes possível. “Além disso, é preciso realizar uma análise do desempenho do Carnaval anterior para se adaptar às demandas sazonais. A consistência nas estratégias de estoque é a chave para atender às expectativas dos consumidores e evitar lacunas de oferta durante o pico da demanda”, conta o especialista.
Preparação da loja e destaque de produtos
Estratégias inovadoras, como a criação de áreas temáticas e destaque para os produtos de consumo rápido em locais estratégicos trazem um retorno positivo. Por isso, Rosadas incentiva o uso de merchandising atrativo, como cartazes amarelos chamativos, que podem gerar um aumento significativo nas vendas, mesmo para itens mais caros.
Adaptação ao clima favorável
Com as variações climáticas agudas dos últimos meses, se atentar a temperatura e condições dos dias de festividade é essencial. Dias mais ensolarados, por exemplo, podem impulsionar as vendas, principalmente de bebidas.
Kits prontos
Cada vez mais, os consumidores buscam por praticidade. Por isso, criar kits pré-montados com itens essenciais para festas de Carnaval, como aperitivos, bebidas e decorações é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas.
Experiências sensoriais na loja
Incorporar experiências sensoriais na loja, como música temática, aromas agradáveis e amostras de produtos também é uma ótima estratégia. "Estimular os sentidos dos clientes pode criar uma atmosfera envolvente que os incentiva a explorar mais e aumentar as compras impulsivas", explica Rosadas.
Segundo o especialista, ao adotar essas abordagens, os supermercados estão preparados para transformar o Carnaval em uma celebração lucrativa. “Essas práticas não apenas maximizam as vendas, mas também solidificam a presença dos supermercados como destinos preferenciais para compras durante o feriado”.
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