Trade marketing pode impulsionar o sell out em todos os canais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/10/2024
Foto: Adobe Stock
Quando se fala em trade marketing, a imagem comum é de materiais e ações nas lojas físicas, mas o conceito vai muito além. Trade é sell out — e para alcançá-lo, é preciso responder questões estratégicas sobre a experiência de compra do consumidor. Quais são os motivadores e barreiras do canal? Qual promoção é mais atrativa? Como integrar a jornada online e offline? Essas respostas impulsionam o trade marketing como uma ferramenta essencial para o crescimento de categorias e o aumento das vendas.
A indústria pode apoiar o varejo ao compartilhar conhecimentos que alavancam penetração, frequência e tamanho da cesta, essenciais para o crescimento sustentável. Entender a ocasião de compra da categoria ou produto é fundamental para definir as melhores execuções em cada canal: supermercados priorizam a experiência; hipermercados, o sortimento; atacarejos, a economia; lojas de proximidade, a rapidez; e o e-commerce, a praticidade.
Com o crescimento das vendas de alimentos e bebidas no online, a interconexão entre canais se torna cada vez mais evidente, exigindo que estratégias de JBP contemplem todos os pontos de contato com o shopper. Afinal, trade marketing eficaz entende todos os momentos de consumo, seja no físico ou no digital.
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