SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dia das MãesSazanolidadeDicas

Dia das Mães deve aumentar em 2,5% as vendas no varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2024

Dia das mães - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


Em 2024, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio e, segundo especialistas, essa é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para se ter uma ideia, é esperado que a data aumente em 2,5% as vendas no setor este ano


O dado pertence a Leandro Rosadas, economista especializado em gestão de supermercados, que ainda ressalta a importância do planejamento estratégico para atender a alta demanda e superar as expectativas de vendas.


Há dois anos, foi registrado um aumento de 18% das vendas na época, porém, no último ano, houve uma queda de 4,2%, segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Tendo em vista esses resultados, Rosadas separou cinco dicas essenciais para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas. Confira abaixo:


Exposição e ilha de presentes


Segundo o especialista, destacar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a loja. Além disso, criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra.


Como ideia para os itens presenteáveis além das flores, Rosadas indica kits específicos e cestas de café da manhã.

"Essa é uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu tíquete médio. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta.


Cross-merchandising  


A técnica de cross-merchandising pode ser benéfica para diversas estratégias, e no Dia das Mães isso não é diferente. Sendo assim, o especialista indica posicionar produtos complementares próximos um dos outros para aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o tíquete médio no supermercado, garantindo o crescimento das vendas. 


“É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, explica o economista. 


Eventos de degustação


Promover degustações de pratos que podem ser preparados para o almoço de domingo também é uma forma para atrair os consumidores. “Essas ações também ajudam a aumentar o volume de vendas de ingredientes específicos”, complementa o especialista. 


Extensão do horário de funcionamento


Por fim, de acordo com Rosadas, é cultural em nosso país deixar as compras para última hora. Por isso, promover a extensão do horário de

COMPARTILHAR
TAGS:Dia das Mães,Sazanolidade,Dicas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Dia Supermercados DivulgaçãoVarejo

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista

Atacadão dia a dia divulgaçãoInauguração

Dia a Dia reforça presença no Centro-Oeste com nova loja no Distrito Federal

Dia das mães - Adobe StockSazonalidade

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

mãe e criança no dia das mãesDia das Mães

No Dia das Mães de 2025, o valor emocional tende a ser mais relevante do que o preço do presente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados