Dia das Mães deve aumentar em 2,5% as vendas no varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/04/2024
Foto: Adobe Stock
Em 2024, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio e, segundo especialistas, essa é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para se ter uma ideia, é esperado que a data aumente em 2,5% as vendas no setor este ano.
O dado pertence a Leandro Rosadas, economista especializado em gestão de supermercados, que ainda ressalta a importância do planejamento estratégico para atender a alta demanda e superar as expectativas de vendas.
Há dois anos, foi registrado um aumento de 18% das vendas na época, porém, no último ano, houve uma queda de 4,2%, segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Tendo em vista esses resultados, Rosadas separou cinco dicas essenciais para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas. Confira abaixo:
Exposição e ilha de presentes
Segundo o especialista, destacar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a loja. Além disso, criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra.
Como ideia para os itens presenteáveis além das flores, Rosadas indica kits específicos e cestas de café da manhã.
"Essa é uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu tíquete médio. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta.
Cross-merchandising
A técnica de cross-merchandising pode ser benéfica para diversas estratégias, e no Dia das Mães isso não é diferente. Sendo assim, o especialista indica posicionar produtos complementares próximos um dos outros para aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o tíquete médio no supermercado, garantindo o crescimento das vendas.
“É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, explica o economista.
Eventos de degustação
Promover degustações de pratos que podem ser preparados para o almoço de domingo também é uma forma para atrair os consumidores. “Essas ações também ajudam a aumentar o volume de vendas de ingredientes específicos”, complementa o especialista.
Extensão do horário de funcionamento
Por fim, de acordo com Rosadas, é cultural em nosso país deixar as compras para última hora. Por isso, promover a extensão do horário de