SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigão registra aumento de 9% de novos clientes na categoria candies

21/01/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Neogrid Justo Inteligência Artificial IA Precificação Predify

30% das decisões de precificação são ainda falhas. Como mudar esse cenário?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/02/2024


Foto: Adobe Stock

Segundo dados da McKinsey, 30% das decisões institucionais anuais de precificação ainda são falhas. Por isso, estratégias que combinem as operações convencionais com a tecnologia podem ser mais assertivas. Um exemplo de ferramenta é a inteligência artificial, capaz de proporcionar ganhos substanciais em eficiência, personalização e rentabilidade no varejo.

[noticiasRelacionadas]

Para Carlos Schmiedel, fundador e CEO da Predify , marca do ecossistema Neogrid, os desafios na precificação ocorrem porque estabelecer preços saudáveis, competitivos e justos sempre foi uma arte complexa e desafiadora, onde varejistas precisam considerar uma série de fatores, como custos de produção, concorrência, demanda do mercado, elasticidade do preço e tendências sazonais para determinar preços que sejam atraentes e, ao mesmo tempo, garantam a lucratividade da empresa.

Por essa razão, e devido à alta quantidade de dados e informações relacionadas ao histórico de vendas e comportamento de consumidores, o executivo destaca que utilizar o poder da IA para identificar padrões complexos e insights ocultos pode ser uma ferramenta para entender melhor como os clientes respondem às mudanças de preços, horários e eventos sazonais – uma estratégia eficiente para melhorar os resultados e maximizar a receita.

Nesse sentido, um exemplo mais direto de como a tecnologia pode ser aplicada é na personalização de compras por meio da análise do histórico. Os cliques e até mesmo as interações em redes sociais podem ajudar a compreender melhor o estilo pessoal do consumidor e quais são as suas preferências, para assim criar ofertas exclusivas que se alinham aos interesses do consumidor e aumentam a probabilidade de compra. 

Uma rede que já adotou essa estratégia é o Justo, supermercado 100% online. A empresa garante uma integração em tempo real do estoque com a plataforma digital e seus algoritmos trabalham com modelos preditivos a partir dos padrões de consumo dos clientes considerando fatores como quando, com que frequência e por quem determinado produto é consumido. Dessa forma, ofertas personalizadas de acordo com as preferências dos clientes são criadas e disparadas. O objetivo dessa ação é impulsionar as vendas, evitar o encalhe do produto e aumentar a eficiência do negócio.

Schmiedel comenta que esse tipo de abordagem personalizada cria uma conexão mais profunda entre os compradores e as marcas, tornando mais provável que os clientes retornem para futuras compras.

“Conforme a tecnologia avança e as soluções de IA se tornam ainda mais sofisticadas, o futuro da precificação no varejo brasileiro será cada vez mais orientado pela análise inteligente de dados. Assim, as funções operacionais rotineiras também sofrerão alterações, principalmente em relação à automação. No entanto, ao invés de representar uma ameaça aos empregos, a IA se torna uma oportunidade para a criação de novos papéis e transformação dos cargos existentes”, conta o executivo.

O CEO ainda conclui: “As organizações que abraçarem esse método e essa estratégia estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mercado e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus clientes”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, Justo, Inteligência Artificial, IA, Precificação, Predify
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockInovação

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembroPesquisa

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados