Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Mateus mira crescimento no Ceará com 7 novas lojas

16/07/2025

NEWSLETTER

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inovação Cielo Inteligência Artificial

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/07/2025

Maioria já consulta números internos, porém menos da metade dispõe de equipe dedicada à análise

Foto: Adobe Stock


A adoção de informações estruturadas cresce entre lojistas, mas ainda não alcança práticas mais amplas de inteligência de mercado.


Pesquisa da Cielo em parceria com a consultoria Expertise mostra que 73% dos gestores recorrem a dados para impulsionar o negócio. No entanto, 57% não coletam informações sobre concorrentes nem realizam pesquisas específicas, sinalizando espaço para avanço em analytics.


“Os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.


Ênfase em promoções e fidelização


Entre as principais aplicações citadas pelos entrevistados estão definição de promoções (37%), programas de relacionamento e descontos (36%), políticas de preços (36%) e seleção de sortimento (27%).


Processos de atendimento, personalização de experiência e escolha de canais de venda aparecem na sequência, com percentuais entre 24% e 22%.


As áreas que mais usam dados no dia a dia são Vendas (89%) e Marketing (85%), seguidas por Experiência do Cliente (82%) e Finanças (71%). Apenas 47% têm equipe ou profissional dedicado à análise.


Informações internas do negócio (38%) e histórico de compras de clientes (35%) lideram a lista de bases consideradas valiosas. Dados de mercado somam 18%.


Reflexo de um mundo cada vez mais conectado, as redes sociais aparecem como fonte principal para 22% dos gestores, à frente de sites de notícias (15%), entidades setoriais (12%) e noticiário de rádio e TV (10%).


“Apesar de as redes sociais contarem com conteúdo de qualidade voltados a pequenos negócios, as informações divulgadas por determinados canais podem ser muitas vezes descontextualizadas ou distorcidas”, diz Bassols.


IA generativa desponta como próxima etapa


Para 52% dos entrevistados, a maioria dos estabelecimentos usará dados na tomada de decisão dentro de cinco anos. A inteligência artificial generativa é apontada por 49% como a tecnologia de impacto mais imediato.


A conscientização das equipes sobre boas práticas (55%), ameaças cibernéticas (19%) e exigências regulatórias (11%) são os desafios citados.


“A pesquisa aponta para um futuro cada vez mais dependente de dados. Com a evolução da IA generativa, os comerciantes poderão contar cada vez mais com informações customizadas e propícias para os seus negócios. No contexto do varejo, a integração com IA também deve tornar as experiências mais interativas e personalizadas”, diz Bassols.

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Cielo, Inteligência Artificial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentosGestão

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicasInovação

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Seção de bebidas de um supermercadoInovação

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira - Fort Atacadista internaInovação

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados