15/11/2025
Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/07/2025

Fotos: Divulgação
O Grupo Pereira desenvolveu sua própria solução de inteligência artificial generativa, batizada de ChatGP. A ferramenta, baseada na tecnologia do ChatGPT, foi adaptada para uso interno com foco em apoio a processos, segurança de dados e aceleração de fluxos de trabalho.
Inicialmente disponibilizada para as áreas de Tecnologia, Gente & Gestão, Comunicação e Marketing, a ferramenta registrou mais de 3.000 interações em
seu primeiro mês de uso.
O sistema opera em ambiente controlado, permitindo maior governança sobre as informações consultadas. As aplicações incluem revisão de código, criação de campanhas e outras tarefas de apoio técnico e criativo. Os usuários podem avaliar as respostas por meio de um sistema simples de feedback.

A próxima etapa do projeto prevê o desenvolvimento de um agente com acesso aos dados internos da companhia, voltado à geração de insights estratégicos, automação de processos e apoio à tomada de decisões.
O uso de inteligência artificial no Grupo Pereira já ocorre em outras frentes, como abastecimento, área comercial e prevenção de perdas. Desde 2023, a IA generativa também tem sido aplicada em recursos humanos, curadoria de conteúdo e assistentes internos.
A estratégia da empresa envolve implementação gradual, com testes em áreas-chave e validação de resultados antes de expandir o uso da tecnologia. Segundo o grupo, já há ganhos em produtividade, automação de tarefas repetitivas e agilidade na tomada de decisões.
Fundado em 1962, o Grupo Pereira tem 173 unidades de negócio em sete estados e no Distrito Federal. Atua em diferentes segmentos do varejo, incluindo supermercados, atacarejo, farmácias, restaurantes e serviços financeiros. Emprega 22.000 pessoas e opera marcas como Comper, Fort Atacadista, SempreFort, Perlog e Vuon.
Notícias relacionadas
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
ExpansãoGrupo Koch inaugura unidade em região inédita de SC
Inovação







