ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/07/2025
Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/07/2025

Foto: Adobe Stock
A aplicação da inteligência artificial em treinamentos corporativos ainda é limitada, apesar do crescente interesse das empresas pelo tema. Segundo dados da ATD (Association for Talent Development), apenas 6% das organizações têm uma estratégia formal de uso da tecnologia em programas de aprendizagem e desenvolvimento.
O panorama foi debatido durante a ATD International Conference & Expo 2025, nos Estados Unidos, que reuniu mais de 10.000 profissionais de mais de 80 países. A consultora brasileira Tatiany Melecchi, que palestrou no evento, destacou que a maioria das companhias ainda está em fase inicial de adoção da IA.
Segundo ela, as principais barreiras são orçamento restrito, falta de conhecimento técnico, carência de tempo para capacitação interna e infraestrutura defasada.
O levantamento “AI in Learning and Talent Development 2024”, publicado pela ATD em parceria com a plataforma UMU, mostra que 42% das empresas ainda não utilizam IA em seus programas de T&D. Outras 30% estão começando a explorar a tecnologia, enquanto 22% testam ou aplicam a solução em parte de seus processos.
Entre os usos mais promissores da tecnologia estão a personalização de conteúdos de aprendizagem, o monitoramento de desempenho e a curadoria automatizada com apoio em tempo real.
“A IA é capaz de acelerar o upskilling, personalizar jornadas de aprendizagem, reduzir custos e aumentar o engajamento dos colaboradores. As companhias que se moverem agora vão assumir a dianteira na próxima curva de crescimento”, destaca.
De acordo com Melecchi, o maior desafio não é tecnológico, mas humano, e defende que as lideranças devem estar preparadas para usar a IA de forma estratégica e responsável.
Notícias relacionadas

The Fini Company anuncia nova liderança para marketing global

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Atacarejos na encruzilhada entre o desconto e a diversificação
