SA+ Ecossistema de Varejo

Justo Perecíveis Inteligência Artificial IA Supermercado online São Paulo

Justo reproduz hora da xepa com inteligência artificial para vender perecíveis online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/11/2023


Foto: Divulgação

O Justo , supermercado digital mexicano que chegou no Brasil em 2021, vende alimentos perecíveis online e a inteligência artificial é dos pilares do negócio. Para se ter uma ideia, em um movimento semelhante ao produzido por feirantes na “hora da xepa”a tecnologia do varejista verifica se há algum produto com estoque elevado, depois, o algoritmo dispara uma promoção personalizada para os clientes que têm costume de comprar o item.

[noticiasRelacionadas]

O objetivo dessa ação é impulsionar as vendas, evitar o encalhe do produto e aumentar a eficiência do negócio. André Braga, responsável pela operação no Brasil, afirma que dessa forma é possível mexer na demanda com mais eficiência, pois é humanamente impossível ter alguém que monitore todo o movimento das plataformas.

Sem lojas físicas, os alimentos só podem ser adquiridos pelo aplicativo ou página da varejista na internet. Na parte logística há um planejamento de compras dos produtos que serão colhidos e levados para os CDs localizados em diversas regiões. 

O frescor dos itens é fornecido pela proximidade dos fornecedores e pela frequência das entregas – até duas vezes ao dia. Depois de chegarem, os alimentos ficam em câmaras climatizadas ou frigoríficas, aguardando a separação e despacho. Após esse processo, os pedidos saem dos CDs para entrega com hora marcada, em frota e com equipes próprias.

Segundo Braga, a efetividade dos algoritmos para calibrar a oferta com a demanda é alta. Para exemplificar, o empresário conta que dentre os 5 mil itens vendidos pelo varejista o encalhe chega a 1,5%, enquanto nos supermercados tradicionais que não utilizam a ferramenta o percentual varia entre 10% e 12%.

Por consequência, a tecnologia também auxilia o varejista com o índice de ruptura, diminuindo as taxas significativamente, e estabelecendo padrões de qualidade dos produtos.

Braga comenta que atualmente a empresa está vendendo 10 vezes mais do que no início da operação no país, e que no momento estão focados em aumentar a presença em São Paulo, porém também tem planos para algumas cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Brasília.

Marca Própria

Recentemente, o Justo lançou sua marca própria com 300 itens que já levam o selo “Do Justo”. Os preços dos alimentos são 10% a 15% mais baratos do que os convencionais, e, até o final desse ano, a meta é alcançar o marco de 350 produtos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,       Instagram      e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Justo, Perecíveis, Inteligência Artificial, IA, Supermercado online, São Paulo, promoção personalizada
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

St Marche - Bernardo Ouro PretoSupermercado premium

“Queremos encantar o cliente, como na Disneylândia”, diz CEO do St Marche

Savegnago friosExpansão

Varejo paulista se movimenta com inaugurações

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados