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17/04/2025
Conheça as marcas de destaque entre consumidores de cada classe social
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/06/2019
Três marcas apresentam grande destaque na preferência dos consumidores brasileiros de todas as classes sociais. São elas: Colgate, Ypê e Coca-Cola. A constatação vem do levantamento Brand Footprint , elaborado pela Kantar. A pesquisa apresenta dados referentes a 2018.
No mercado de produtos de limpeza, Ypê lidera as escolhas dos consumidores da classe DE com 86,9% de penetração e é segunda colocada entre os públicos AB e C com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.
Colgate também se mostra bem consolidada entre os diferentes públicos no segmento de higiene. É a quarta marca preferida da classe C com 86,3% de penetração, e a quinta colocada entre as classes AB e DE com 88% de penetração em ambas.
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Já a Coca-Cola, principal escolha entre consumidores do Brasil, apresenta diferença um pouco mais relevante entre os diversos públicos. Nas classes AB, tem 88,8% de penetração, índice que cai para 76,1% quando é analisada a classe DE. De acordo com dados do Brand Footprint, no ano passado quase 25% das pessoas das classes mais baixas não compraram Coca-Cola, optando por concorrentes como a Maratá, marca que atua em várias categorias, especialmente bebidas. Ela subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.
Escolhas diferentes por faixa de renda
Outras escolhas também mudam conforme o orçamento disponível na hora da compra, e isso aconteceu de forma mais destacada no segmento de alimentos. Na classe AB, Sadia (82,3%), Piracanjuba (78,1%) e Italac (76%) foram as três preferidas. Na classe DE, Italac continua sendo escolhida com frequência parecida e tem 75,9% de penetração, enquanto Piracanjuba ganhou uma posição em relação à pesquisa anterior, e soma agora 62,7% de penetração. Já Sadia aparece com 60,9% de penetração.
Outro detalhamento das escolhas do público AB mostra que a marca de limpeza Tixan, fabricada pela Ypê, cresceu 21 posições no ranking, atingindo 62,2% de penetração. Entre a classe C, ela subiu 7 degraus, alcançando 66,8% de penetração e, entre a classe DE, escalou 12 posições e registra agora 65,6% de penetração.
“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza” analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.
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