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Brasileiros reduzem volume por categoria e aumentam a variedade de produtos no 1T25

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/06/2025

Corredor de refrigerados em supermercado

Foto: Adobe Stock


No primeiro trimestre, os brasileiros modificaram seu padrão de compra de bens de consumo massivo, priorizando mais categorias de produtos e optando por embalagens menores.


Segundo o estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel, o número de unidades levadas para casa cresceu 1,8%, embora o volume médio comprado tenha diminuído em 55% das categorias analisadas, que incluem alimentos, bebidas, produtos de higiene, beleza e limpeza do lar.


O levantamento indica que o consumidor adicionou, em média, duas novas categorias ao carrinho de compras no período. A busca por promoções também se intensificou: 17,3% das aquisições foram motivadas por ofertas, alta de 4,8 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior.


A composição de preços por faixa de produto também mudou. Os segmentos economy e mainstream apresentaram aumento de preços acima dos itens premium – 6%, 7% e 3%, respectivamente. Esse movimento resultou em maior participação de produtos premium nas cestas de compras, que tiveram crescimento de 8,3% em unidades no trimestre.


Entre os itens premium, o destaque foi para a categoria de linguiças, que teve avanço de 77% em unidades comercializadas. O levantamento ainda aponta que todas as cestas de Alimentos e Bebidas registraram aumento de unidades superior ao crescimento em volume, indicando maior presença de embalagens reduzidas. Já a Mercearia Salgada cresceu 3,1% em unidades, e a Mercearia Doce, 2,4%.


As classes C e DE foram responsáveis pela maior alta no consumo domiciliar, com aumento de 17,2% na frequência de compras em relação ao mesmo trimestre de 2024.


Já a classe AB registrou retração de 2,8% no volume de unidades adquiridas, com carrinhos menores e menor recorrência de compra, mesmo com maior capacidade financeira.


“Diante do aumento de preços, o brasileiro vem mantendo o consumo dentro do lar por meio de estratégias de equilíbrio. Isso inclui mais frequência de compra, maior atenção a promoções e preferência por embalagens menores”, afirma Vanessa Mateus, gerente sênior da Worldpanel.

A pesquisa acompanha o comportamento de consumo domiciliar de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo, foram monitorados 11.300 lares, representando 61 milhões de domicílios em sete regiões metropolitanas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

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TAGS:Consumo,Supermercados, Kantar WorldPanel, Pesquisa
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