SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sadia BRF Kantar

Com campanha e novo visual nas embalagens de Sadia, BRF afirma estar em seu melhor momento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/08/2023

A BRF divulgou nesta semana novidades envolvendo sua principal marca: a Sadia. Elas passam por um novo posicionamento – de marca parceira do consumidor –, reformulação de embalagens e uma ampla campanha de marketing. No ano do seu 79º aniversário, a companhia não faz sua aposta à toda. Há o respaldo de dados sobre perfil, hábitos e comportamento do público, com mais de 14.000 escutas.

[noticiasRelacionadas]

“Estamos em nosso melhor momento desses quase 80 anos e preparados para o futuro”, afirma Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF. “Investimos
dezenas de milhões nessa campanha de Sadia”, completa. O “cuidado” com a marca se justifica. Segundo números divulgados pela companhia com base em pesquisas de mercado, a Sadia:

- Está presente em 90% dos lares brasileiros, segundo a Kantar Worldpanel (Cross Category 2023) - É líder em produtos in natura de frango e suínos, com market share de 14,7% e 17,9%, respectivamente, também conforme a Kantar (Painel de Lares 2023 – Market share volume – segmento marcas de in natura) - É tida por 62% dos consumidores como a marca que atende melhor suas necessidades e a de maior dinamismo; e percebida por 49% como “única” (Kantar Insights, Tracking de Marcas)

- Está no restrito gripo de 3% de marcas consideradas icônicas em estudo da Kantar Brandz

Foco no consumidor

Praticidade sempre foi um atributo em alta, mas após a pandemia ganhou muito mais força. “Ela está muito relacionada a ganhar tempo”, explica Luciana Bulau, gerente-executiva de marketing da Sadia. “Temos visto, por exemplo, um crescimento do air fry nas cozinhas das classes A e B, transformando-se em objeto de desejo das pessoas. É nessa linha que acontece também o avanço do e-commerce e de outros hábitos.”

A marca cita ainda pesquisa da Mintel na qual 58% dos consumidores dizem buscar praticidade para conciliar as atividades da sua rotina. O levantamento também aponta que 60% gostariam de cozinhar refeições que não sujassem a louça.

Além disso, foi identificada uma evolução no relacionamento das pessoas com o ato de cozinhar, conforme pesquisa da GfK com 27.000 pessoas acima de 15 anos em 22 países.
Segundo o estudo, de um lado, 38% dos brasileiros afirmam ser apaixonados por cozinhar, enquanto 61% declaram não gostar dessa atividade e só cozinhar por sobrevivência.

A partir de dados como esses, surgiu a proposta de a marca ser parceira dos consumidores em todos os momentos, incluindo aquelas situações imprevisíveis do dia a dia. Nesse sentido, dois perfis têm sido destacados pela Sadia nessa relação. Um deles é formado por mulheres com mais de 25 anos, das classes A/B/C. Elas trabalham fora, têm uma rotina intensa e, por isso, valorizam marcas que oferecem praticidade, qualidade, confiança e sabor.

Já o outro grupo diz respeito aos jovens de 18 a 35 anos, de ambos os sexos, das camadas A, B e C. Nesse caso, são pessoas curiosas, criativas e que estudam. Possuem versatilidade: em alguns momentos desejam cozinhar para amigos e família e em outros querem comer algo prático.

Embalagens e campanha

Com código de cores que ajuda a ressaltar a marca no ponto de venda – por exemplo, com o maior destaque no amarelo –, as novas embalagens também enfatizam visualmente as
informações, que agora vêm em uma linguagem mais informal.

Também ganha maior visibilidade o Lek Trek, mascote da marca, que passa a ter roupas diferentes para cada linha de produto, conforme o momento de consumo da categoria. Outra
mudança é a renovação das fotos, para dar maior aparência de realidade e reforçar a mensagem de ser apetitoso.

Além disso, o QR Code da embalagem passa a ser integrado ao código EAN. “Somos a primeira empresa de alimentos a fazer isso”, diz Marcel Sacco. Isso significa que o varejista poderá encontrar nele informações cadastrais, enquanto o consumidor conseguirá acessar, por exemplo, o portal da marca, onde encontra mais de 700 receitas.

Já a campanha de marketing abrangerá desde mídias externas e TV até redes sociais, sites estratégicos e streaming. São mais de 700 peças de conteúdo e três filmes que destacam o
portfólio completo da marca e contam com jingles cocriados com o compositor Jairzinho. Com a assinatura “Seu dia pede Sadia”, a campanha foi desenvolvida pela agência África.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Sadia, BRF, Kantar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Mais categorias e menos produtos por compra: classes D e E impulsionam mudanças no consumo

Prateleira com produtos de higiene e beleza do Adobe StockPesquisa

Apesar de alta nos preços, produtos premium crescem quase 6% em vendas

Consumo na América Latina crescerá em 2025, aponta KantarConsumo 2025

Kantar projeta crescimento moderado no consumo em 2025

BRF-SadiaBRF

Sadia relança mascote e compartilha estratégias para as festas de fim de ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados