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Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/08/2025

Adobe Stock bebidas supermercado

Foto: Adobe Stock


A busca por hábitos mais saudáveis, a preocupação com o bem-estar e a preferência por conveniência estão entre os principais fatores que explicam a queda de 34% no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar no Brasil no primeiro trimestre de 2025. Os dados são do estudo Consumer Insights, da Worldpanel.


Segundo a especialista em gestão ágil, marketing e inovação da Forward, Jéssica Fahl Ribeiro, a redução é puxada por mudanças geracionais no comportamento do consumidor.


“Realmente há uma mudança no comportamento da geração mais nova, que tem buscado produtos e serviços que tenham um apelo maior à saúde, ao bem-estar, ao ecológico, ao sustentável. Essa geração é a que viu que o cigarro causa câncer, que beber demais causa acidentes, que esses hábitos não saudáveis têm consequências”, afirma.


Para ela, as bebidas alcoólicas se inserem nesse contexto de produtos considerados não saudáveis, com agravantes quando consumidas em excesso.

O levantamento aponta que a Geração Z reduziu o consumo fora de casa em 31%, enquanto os Baby Boomers apresentaram queda de 32%. Em sentido oposto, os Millennials aumentaram em 15,2% o consumo de bebidas não alcoólicas, em linha com o comportamento voltado ao bem-estar.

Outro fator relevante é a preferência, especialmente entre Baby Boomers, por consumir bebidas alcoólicas no ambiente doméstico. “Nota-se que a geração Baby Boomer tem preferido ficar em casa, pela comodidade. Isso revela que as empresas devem apostar no delivery, em serviços que levem seus produtos ao conforto da casa das pessoas”, diz Jéssica.


Para a especialista, o cenário exige adaptação das empresas. “Existem comportamentos que não temos como lutar contra nem ignorar. Ao contrário, é preciso encontrar alternativas para se manter no mercado, aproveitando ondas de mudanças de comportamento e consumo para que o negócio prospere e seja sustentável”, avalia.


Entre as alternativas estão drinques sem álcool e portfólios com cervejas e vinhos zero álcool. “Grandes marcas como Heineken, Estrella Galicia, Budweiser, Stella Artois, entre outras, já entenderam que a geração mais nova busca saúde e lançou suas cervejas zero álcool”, exemplifica.


Parte do mercado avança para bebidas com diferenciais adicionais, como drinques veganos, sem glúten, de baixa caloria e zero álcool, voltados a consumidores mais seletivos.


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TAGS:Comportamento do Consumidor, Kantar WorldPanel, Pesquisa
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