Varejistas que usam cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% maior
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/07/2024
Foto: Adobe Stock
Os varejistas que usam o cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% mais elevado, na comparação com os consumidores que não tiveram o benefício. Isso gera um faturamento adicional de R$ 883,4 mil a cada mil clientes engajados.
Clientes que aproveitam esse benefício na sua primeira compra têm também uma retenção 4,8 vezes maior após 6 meses, em relação àqueles que não obtiveram a vantagem.
Esses programas de fidelidade oferecem opções de desconto eficientes, capazes de dar mais visibilidade aos negócios em um cenário competitivo. Nesse sentido, algumas ações que envolvem benefícios como o cashback têm crescido nos últimos anos, trazendo resultados positivos como esses para o varejo.
Os dados são IZIO&Co, e levam em consideração 5 milhões de consumidores de 24 varejistas que já têm o cashback como parte da estratégia de venda.
Para Sheila Moura, diretora de varejo da empresa, um dos motivos para o sucesso da estratégia é sua versatilidade. “A pessoa pode utilizar os descontos em novos produtos e serviços quase que imediatamente, ou acumulá-lo para usá-lo em outras ocasiões, como achar conveniente. Portanto, é um formato que cria uma aproximação entre o varejo e o público de modo completamente transparente e flexível”, explica.
“Encantar os consumidores é uma alavanca para garantir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) em campanhas promocionais e é isso que as empresas devem buscar constantemente para aumentarem a sua rentabilidade”, conta a executiva.
O estudo ainda revela que os shoppers que recebem cashback têm uma frequência 57% maior nos varejos pesquisados. Isso se deve principalmente pela redução de processos necessários para conseguir o desconto.
O sistema de cashback também oferece vantagens na redução de custos, uma vez que não faz o preço do item ser alterado nas gôndolas. Assim, varejistas têm maior previsibilidade em relação aos custos da estratégia, ao economizarem na emissão de etiquetas e até reduzem a ocorrência de falhas humanas nas operações.
Por ser uma alternativa operacional mais simples e eficiente, o cashback também funciona como uma alavanca promocional que lida com as diversas variáveis de um negócio.
“A oferta de uma experiência de compra personalizada e relevante para que o cliente tenha acesso ao cashback, também cria a necessidade dele fazer parte do respectivo programa de fidelidade daquela empresa. Em outras palavras, o varejista pode segmentar as ofertas de acordo com as suas metas, enquanto o cliente também possui a liberdade e autonomia de escolher quando e quais valores utilizar. Assim, todos alcançam os seus objetivos”, conclui Sheila.