Varejistas que usam cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% maior
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/07/2024
Foto: Adobe Stock
Os varejistas que usam o cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% mais elevado, na comparação com os consumidores que não tiveram o benefício. Isso gera um faturamento adicional de R$ 883,4 mil a cada mil clientes engajados.
Clientes que aproveitam esse benefício na sua primeira compra têm também uma retenção 4,8 vezes maior após 6 meses, em relação àqueles que não obtiveram a vantagem.
Esses programas de fidelidade oferecem opções de desconto eficientes, capazes de dar mais visibilidade aos negócios em um cenário competitivo. Nesse sentido, algumas ações que envolvem benefícios como o cashback têm crescido nos últimos anos, trazendo resultados positivos como esses para o varejo.
Os dados são IZIO&Co, e levam em consideração 5 milhões de consumidores de 24 varejistas que já têm o cashback como parte da estratégia de venda.
Para Sheila Moura, diretora de varejo da empresa, um dos motivos para o sucesso da estratégia é sua versatilidade. “A pessoa pode utilizar os descontos em novos produtos e serviços quase que imediatamente, ou acumulá-lo para usá-lo em outras ocasiões, como achar conveniente. Portanto, é um formato que cria uma aproximação entre o varejo e o público de modo completamente transparente e flexível”, explica.
“Encantar os consumidores é uma alavanca para garantir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) em campanhas promocionais e é isso que as empresas devem buscar constantemente para aumentarem a sua rentabilidade”, conta a executiva.
O estudo ainda revela que os shoppers que recebem cashback têm uma frequência 57% maior nos varejos pesquisados. Isso se deve principalmente pela redução de processos necessários para conseguir o desconto.
O sistema de cashback também oferece vantagens na redução de custos, uma vez que não faz o preço do item ser alterado nas gôndolas. Assim, varejistas têm maior previsibilidade em relação aos custos da estratégia, ao economizarem na emissão de etiquetas e até reduzem a ocorrência de falhas humanas nas operações.
Por ser uma alternativa operacional mais simples e eficiente, o cashback também funciona como uma alavanca promocional que lida com as diversas variáveis de um negócio.
“A oferta de uma experiência de compra personalizada e relevante para que o cliente tenha acesso ao cashback, também cria a necessidade dele fazer parte do respectivo programa de fidelidade daquela empresa. Em outras palavras, o varejista pode segmentar as ofertas de acordo com as suas metas, enquanto o cliente também possui a liberdade e autonomia de escolher quando e quais valores utilizar. Assim, todos alcançam os seus objetivos”, conclui Sheila.
Notícias relacionadas
Mais da metade dos consumidores ainda preferem realizar compras em lojas físicas
São Paulo registra cesta básica mais cara de agosto
Intenção de lançamentos no setor de alimentos cresce 41,4% em agosto
Faturamento do atacado distribuidor cresce 10,3% em julho
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados