Unilever abandona planos de venda da divisão de sorvetes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2024
Foto: Adobe Stock
A Unilever não irá mais vender a sua unidade de sorvetes, que inclui marcas como Kibon, Magnum e Ben & Jerry’s, para um fundo privado. Em vez disso, o setor será separado como uma unidade de negócio independente.
A tentativa de venda da divisão, avaliada entre €10 bilhões e €15 bilhões, foi afetada pelo tamanho da operação e a complexidade da cadeia de suprimento do negócio. A estrutura logística do setor exige uma refrigeração em larga escala e é fortemente afetada pela sazonalidade, o que pode ter afastado potenciais interessados na compra.
O setor de sorvetes da empresa representa cerca de 16% do faturamento total e segue em crescimento. Para se ter uma ideia, no 3º trimestre de 2024 as vendas subiram 9,8% na comparação ano a ano – superando as expectativas que apontavam para uma evolução de 4,3%.
Liderada por Hein Schumacher, CEO da companhia desde julho do ano passado, a expectativa é que a separação seja concluída até o final de 2025. O processo faz parte dos planos de turnaround da empresa, algo que também inclui o encerramento de 7.500 postos de trabalho, para tornar a operação mais eficiente e cooperativa.
Essa movimentação da Unilever não é incomum. Em 2017, a empresa vendeu sua divisão de margarinas para a KKR por € 7 bilhões, e em 2021, se desfez do setor de chás para a CVC por € 4,5 bilhões.
Fonte: Exame